SME realiza primeiro Festival InspirARTE em Volta Redonda
18 de outubro de 2019
Prefeito Rodrigo Drable visita obras na Rua Major Luiz Alves, em Barra Mansa
18 de outubro de 2019


Escola de Governo e Gestão de Volta Redonda capacita sobre compras por pregão eletrônico

Curso atualizou funcionários da prefeitura de acordo com decreto federal publicado em setembro e que regulamenta a modalidade

O “Curso sobre as Novas Abordagens do Pregão Eletrônico”, ministrado na tarde desta quarta-feira, dia 16, na Escola de Governo e Gestão de Volta Redonda, foi um dos mais de doze oferecidos pela unidade neste mês. O objetivo é lembrar o dia 25 de outubro, quando se comemora o Dia do Servidor Público. As inscrições estão abertas pelo site www.voltaredonda.rj.gov.br/egg.

Na quarta-feira, dia 16, o tema abordado foi o recém criado decreto federal nº 10.024/19, publicado no último dia 20 de setembro. O decreto regulamenta os processos de compras públicas que utilizam a modalidade pregão eletrônico e dispõe também sobre o procedimento eletrônico de dispensa de licitação.

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, acredita que qualificação permanente dos servidores reverte em melhor qualidade no serviço prestado à população. “Adotamos o pregão eletrônico como prática nos processos de compras públicas desde 2017. O método garante celeridade, economicidade e ampla transparência. Publicamos, inclusive, um decreto para formalizar essa orientação”, lembrou Samuca, acrescentando que preparar os servidores para que se atentem às modificações previstas do novo decreto federal é sinal de compromisso e responsabilidade com o dinheiro público.

O diretor de Modernização da Secretaria de Planejamento e Modernização da Gestão, Igor Alves, que faz parte da direção da Escola de Governo e Gestão, afirmou que o decreto possui inovações importantes na gestão pública. “Por isso, a iniciativa de capacitar nossos servidores antes de completar um mês de publicação do decreto. O objetivo é qualificar os funcionários que lidam com as compras públicas para aprimorar os processos administrativos de acordo com as atualizações feitas pelo Governo Federal”.

Mais de 30 funcionários da prefeitura participaram dessa capacitação, ministrada pela servidora pública Marcela Pessanha dos Santos. Ela é advogada, especializada em Licitações e Contratos pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) e, hoje, atua na Controladoria Geral do Município.

Entre os funcionários capacitados está Mônica Valéria Pereira da Silva, que trabalha na Central Geral de Compras da prefeitura. “O curso foi fundamental para que exerça o meu trabalho. Sou responsável por elaborar editais de licitação e, agora, tenho que adequar esses documentos às novas regras”, disse, acrescentando que capacitação e qualificação são fundamentais em qualquer profissão.

A gerente da Escola de Governo e Gestão de Volta Redonda, com sede no bairro Siderópolis, Larissa Junqueira, avisa que o próximo curso oferecido pela unidade abordará o tema “Ferramentas de Tecnologia no Serviço Público”. “As inscrições podem ser feitas pelo site: www.voltaredonda.rj.gov.br/egg”, informou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *