Volta Redonda realiza IX Maratona de Software Livre
18 de outubro de 2019
Polícia Civil prende foragido da Justiça, em Volta Redonda
18 de outubro de 2019


II Exposição da Educação Especial de VR é aberta ao público

Foi aberta ao público nesta sexta-feira, dia 18, a II Exposição da Educação Especial de Volta Redonda. Com o tema ‘Respeito, afeto e equidade – porque todo aluno é capaz de aprender’, a exposição apresenta os trabalhos artísticos dos alunos da Educação Especial.  Neste ano, a novidade foi a apresentação das Salas de Recursos Multifuncionais, que são desenvolvidas em 12 escolas municipais. A mostra vai ficar em exposição durante todo o fim de semana, no Piso S do Sider Shopping.

“Promover políticas públicas municipais voltadas para o acolhimento e inclusão é um dos principais objetivos da Secretaria de Educação. O evento é de grande importância para promover essa integração. São trabalhos dos alunos de três unidades escolares especializadas do município, como forma de valorizar e integrá-los à sociedade”, explicou o prefeito Samuca Silva.

A abertura contou com uma apresentação musical dos alunos e ex-alunos da Escola Municipal Especializada Doutor Hilton Rocha. A mostra vai ficar disponível para visitações durante este fim de semana das 9h às 21h.

Os trabalhos expostos são das escolas Doutor Hilton Rocha, Professora Dayse Mansur da Costa Lima e o SEMEIA – Sítio Escola Municipal Espaço de Integração do Autista Thereza Chicarino Aguiar.

Segundo Maria do Rosário Assunção, aposentada e avó do aluno Rodrigo, a exposição é um momento muito importante para os alunos especiais. “Meu neto ficou ansioso em ver seu trabalho aqui exposto junto com os seus amigos. Ele é autista e não veio, pois não gosta de barulho, mas pediu para que eu tirasse fotos, para depois lhe mostrar. Muitos são verdadeiros artistas e temos que valorizar seus talentos e tentar incluir sempre no convívio social”, destacou.

As Salas de Recursos Multifuncionais apresentadas na exposição são ambientes oferecidos pela SME, dotados de equipamentos, mobiliários, materiais didáticos e pedagógicos para a oferta do atendimento educacional especializado e que atendem aos alunos com deficiência intelectual, física e múltiplas deficiências.

A secretária de Educação, Rita Andrade, destacou que os alunos da Educação Especial são verdadeiros artistas e falou da importância da exposição e do atendimento realizado nas Salas de Recursos Multifuncionais. “Na Educação Especial trabalhamos com cerca de 800 alunos, desenvolvendo diversas atividades cognitivas que colaboram com seu aprendizado. A exposição é uma ótima oportunidade para que a população conheça o trabalho realizado pela SME e seus profissionais. Estamos esperando a visita de todos para prestigiar o trabalho desses alunos maravilhosos”, afirmou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *