Homem confessa crime e mostra onde desovou corpo de sua mulher, em Angra
21 de outubro de 2019
Prefeitura abre 50 novas vagas para curso gratuito de cuidador de idoso
21 de outubro de 2019


Distrito de Engenheiro Passos receberá unidade do SAMU

A população do distrito de Engenheiro Passos e de localidades próximas está perto de receber um importante reforço no atendimento da Saúde Pública. A Prefeitura de Resende já iniciou a construção de uma base do SAMU (Sistema de Atendimento Móvel de Urgência), que ficará na Avenida das Camélias, s/n, Cohab. A previsão é de que a unidade fique pronta no primeiro trimestre de 2020 e, após a finalização, o espaço passará por um processo de vistoria e habilitação junto ao Ministério da Saúde.

Após o processo licitatório, uma fiscal da prefeitura é designada para ficar responsável por acompanhar cada etapa da construção. De acordo com o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Victor Sampaio, o planejamento para a estrutura do local prevê dois quartos e dois banheiros, além de cozinha, sala, depósito de material de limpeza, depósito, higienização da ambulância e garagem. 

Ainda de acordo com o secretário, as obras foram iniciadas nesta semana e já estão a todo vapor. Atualmente, as equipes trabalham na fase de demolição e construção do muro da unidade. O local, que anteriormente funcionava como um depósito da prefeitura, a partir de agora terá uma serventia maior para a população. 

Para o secretário municipal de Saúde, Alexandre Vieira, a chegada do SAMU à comunidade de Engenheiro Passos é uma grande conquista, principalmente pelo fator da localização geográfica do distrito. 

– O serviço proporcionado pela unidade realiza atendimentos de urgência e emergência em qualquer lugar: seja nas residências, nos locais de trabalho, em vias públicas ou onde estiver o indivíduo. Isso significa que a chegada do SAMU vai ampliar e reforçar o serviço público de saúde prestado para a comunidade. Vale lembrar que também temos a unidade de saúde de Engenheiro Passos, que está sendo reformada e revitalizada para dar mais conforto e qualidade no atendido. Portanto, a gestão pública está muito empenhada e melhorar cada dia mais o suporte dado à população – diz o secretário.

O SAMU 

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu/192) é um programa que tem como finalidade prestar o socorro à população em casos de emergência. O socorro é feito após chamada gratuita, feita para o telefone 192. A ligação é atendida por técnicos na Central de Regulação que identificam a emergência e, imediatamente, transferem o telefonema para o médico regulador, que faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente, ou a pessoa que fez a chamada, sobre as primeiras ações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *