Smel promove Integração da Ginástica do Sul Fluminense
27 de outubro de 2019
PRF prende caminhoneiro embriagado na Dutra, em Itatiaia
27 de outubro de 2019


Finalistas do StartVR foram conhecidas nesse sábado

Evento teve como objetivo incentivar a inovação tecnológica no município

Saúde Aqui, Cult, Holocard, Ponto Zero e Ocorrência Aqui foram as vencedoras do StartVR, realizado pela Prefeitura de Volta Redonda, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Smdet), e em parceria com a Empresa de Processamento de Dados (EPD). A última fase do evento aconteceu nesse sábado, dia 26, no Hotel Bela Vista, em Volta Redonda e contou com presenças de representantes das principais empresas da região, como Nissan e PSA, além de representantes de empresas líderes na inovação e desenvolvimento tecnológico como Fábrica de Startups, Microsoft e outras.

O prefeito Samuca Silva explicou que o objetivo da administração municipal é conhecer soluções inovadoras. “Esse evento faz parte dessa nova forma de pensar Volta Redonda através da inovação tecnológica. Daqui sairá um projeto que vai ajudar as cidades e, obviamente, rentabilizar a prefeitura”, afirmou o prefeito.

Entre os assuntos abordados nas três trilhas que aconteceram durante o evento estavam: empreendedorismo e inovação, tecnologia e negócios. No final, os participantes assistiram ainda ao pitch de apresentação de várias startups da região que concorreram a uma incubação apoiada pela EPD.

Na formação da banca avaliadora estavam o prefeito Samuca Silva, o representante da UFF Universidade Federal Fluminense (UFF), Júlio Cesar Andrade Abreu, do SEBRAE, Nathália Malaquias, da Microsoft, Glauter Jannuzzi e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-VR), Anderson Moisés.

A apresentação das startups foi feita em duas etapas, sendo a primeira a solução proposta e a segunda destinada a perguntas da banca. Após a apresentação de todas as oito startups, a banca se reuniu para avaliação e deliberação, onde cada avaliador atribuiu uma nota de 0 a 10 para cada participante, levando em consideração critérios como aplicabilidade à administração, caráter inovador da solução, consistência do modelo de negócio, dentre outros.

O diretor-presidente da EPD-VR, Matheus Cruz, destacou que o evento cumpriu seu propósito de tratar do empreendedorismo, inovação e tecnologia. “O diferencial do evento desse ano é que selecionamos as startups que serão incubadas pela EPD-VR. Entre os critérios escolhidos para a seleção estão: melhor ideia, aplicabilidade e soluções para o setor público, que tem certa morosidade e burocracia em atender soluções tecnológicas para o governo, e as startups tem mais flexibilidade e dinamismo. Assim, elas conseguem atender mais rápido e resolvem problemas para a administração pública municipal. Validando essas soluções, elas conseguem aplicar isso no país inteiro, para qualquer órgão público. Aí a EPD-VR tem direito a 2% de tudo que essas empresas arrecadarem durante a incubação”, explicou o diretor-presidente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *