Jovens são assassinados em Levy Gasparian
27 de outubro de 2019
PRF aprende 15 kg de crack em Três Rios
27 de outubro de 2019


Programação na Radial Leste leva informação do combate ao câncer de mama e do colo do útero

Edição da Rua de Lazer desse domingo, dia 27, foi para conscientizar as mulheres

A campanha Outubro Rosa já caminha para o final, mas o domingo, dia 27, foi de muita conscientização no projeto Ruas de Lazer Especial, na Radial Leste. A maratonista Maria de Lurdes Quaresma participou do evento e conversou com as mulheres sobre a importância da prevenção.

“Em 2013, descobri o meu câncer de mama e de um ano para o outro ele evoluiu. Tive que fazer mastectomia e, depois de três anos, fiz a reconstrução. Então, veio a metástase. Hoje estou em tratamento, fazendo quimioterapia. Façam os exames periodicamente. A prevenção é fundamental. É importante também saber que tem tratamento e cura”, disse Maria, em um discurso emocionado.

Diversas atividades para promover os cuidados e a autoestima foram desenvolvidas pela Secretaria de Política para Idosos, Mulheres e Direitos Humanos (Smidh) no local. Já a Secretaria de Esporte e Lazer (Smel) fez uma aula especial de aeróbica, alongamento e um desafio de caminhada utilizando como percurso parte da extensão da Radial Leste.

O prefeito Samuca Silva destaca que a Rua de Lazer é um espaço democrático, que serve tanto para práticas esportivas e de lazer, quanto para abordar temas importantes, como a saúde da mulher. “Durante o ano, todo cuidamos da saúde da mulher em Volta Redonda, mas é preciso que você faça a sua parte. Não se esqueça do auto-exame e, se achar algo preocupante, procure os médicos da rede municipal de saúde. Cuidar da saúde é um ato de amor”, disse o prefeito.

Lecy da Rocha Santos, de 71 anos, moradora do Siderlândia, não perdeu a oportunidade e participou da programação. “Hoje vim me exercitar. Já faço isso durante a semana no ginásio do meu bairro e aproveitei que o dia estava lindo para participar da Rua de Lazer. Já foi o tempo que eu ficava em casa. Agora quero cuidar de mim, da minha saúde”, disse Lecy.

Acompanhado a amiga Lecy, Carmem Machado, de 62 anos, também estava animada. “Vim participar desse evento que é muito importante, pois é de conscientização da nossa saúde. Além disso, encontramos os amigos e ainda praticamos esportes”, contou Carmem.

Além das atividades para as mulheres, a Rua de Lazer Especial também contou com ações recreativas montadas para crianças e adolescentes que estiveram no local. A secretária de Esporte e Lazer, Maria Paula Tavares, destacou a importância de abordar esse tema.  “Apoiar e desenvolver este evento preconiza o cuidado e orientações com os alunos atendidos pelo VR em Movimento e seus familiares, nesta temática de prevenção ao câncer de mama, incentivamos a prática de exercícios físicos e estimulamos o cuidar corporal, atingindo o objetivo de vida saudável em sua integralidade”, disse a secretária.

A Secretária Municipal de Políticas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos (Smidh), América Tereza, lembrou que durante o mês de outubro a secretaria, em parceria com a Smel e outros setores, realizou diversas atividades nos ginásios da cidade com o tema: “Declare seu amor por você. Previna-se!”.

“Durante todo o mês, nosso papel foi de conscientizar a mulher a cuidar de sua saúde e se prevenir contra o câncer de mama e colo do útero, lembrando que é fundamental fazer o preventivo e mamografia. Oferecemos, durante a campanha, vários serviços de cuidados e bem-estar e informações da saúde da mulher. Também levamos as informações sobre as políticas públicas que temos no município para a mulher e o idoso da nossa cidade”, disse a secretária.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *