Volta Redonda recebe mais uma ambulância do Governo do Estado
14 de novembro de 2019
Volta Redonda se prepara para segunda etapa da vacinação contra sarampo
14 de novembro de 2019


Número de microempreendedores individuais cresce em Volta Redonda

São mais de 14 mil MEIs na cidade, que também tem se destacado na geração de empregos formais

A cabeleireira Michelli Sabença, que oferece seus serviços no bairro Retiro, em Volta Redonda, se formalizou como microempreendedora individual há cerca de três anos e conta que foi a melhor escolha profissional. A cabeleireira faz parte dos mais de 14,5 mil microempreendedores individuais da cidade, conforme números do Portal do Empreendedor, do Governo Federal. No país, a marca de nove milhões de microempreendedores foi ultrapassada em setembro.

“Implementamos o Regin, que agiliza a formalização, e lançamos o Alvará Fácil, que hoje sai em até 24 horas e queremos reduzir para duas horas. Também estabelecemos parcerias com o Sebrae para incentivar o empreendedorismo. São ações que valorizam quem está regularizado e que movimentam a economia da cidade”, ressaltou o prefeito Samuca Silva.

Para a cabeleireira Michelli, atuar como autônoma tem um custo maior e o microempreendedorismo oferece todos os benefícios para o profissional por um custo menor. “Antes, eu trabalhava em casa e só tinha clientes por indicação. Há cerca de um ano e meio consegui também o alvará e abri um salão. O número de clientes aumentou em cerca de 80%”, estimou.

São muitos profissionais optando por trabalharem legalizados e o município de Volta Redonda vem apresentando crescimento nesse segmento de microempreendedorismo. De janeiro a 1º de novembro deste ano, a cidade registrou aumento de 16,3% no número de MEIs, reforçando o desenvolvimento econômico que a atual gestão vem estabelecendo.

Dentre as ações implementadas pela prefeitura está o Espaço do MEI, que conta atualmente com cerca de 60 profissionais cadastrados. É um canal online oferecido pela Prefeitura de Volta Redonda e que pode ser acessado no site da administração municipal (www.voltaredonda.rj.gov.br). Através do Espaço do MEI, microempreendedores podem cadastrar seus serviços e a população pode encontrar esses profissionais.

Os MEIs que se interessarem pela ferramenta podem acessar o site da prefeitura (www.voltaredonda.rj.gov.br) e clicar na opção Espaço do MEI. Na página, basta clicar em “Cadastrar seu serviço” e preencher os dados solicitados (CEP, bairro, nome, e-mail, atividade, inscrição municipal, telefone, CNPJ e uma senha).

Quem quiser encontrar um profissional próximo de sua casa, é só acessar o Espaço do MEI e buscar, indicando o bairro e a atividade de interesse, como, por exemplo, artesão, bombeiro hidráulico, cabeleireiro, etc.

O Espaço do MEI conta ainda com um campo para quem tem interesse em se regularizar e tirar dúvidas sobre como se tornar um Microempreendedor Individual.

Geração de empregos – Além do aumento no número de microempreendedores, Volta Redonda tem se destacado na geração de empregos formais, sendo a cidade que mais gerou empregos no Estado do Rio. Dados do Cadastro Geral de Empregados (Caged) divulgados pelo Ministério da Economia apontam que, de outubro de 2018 a setembro de 2019, o município teve saldo positivo de 4.527 vagas – uma média de 16 empregos abertos por dia.

Em 2019, Volta Redonda também foi a que mais gerou empregos. Entre janeiro e setembro, o saldo positivo é de 3.839 vagas. Em setembro, o saldo positivo foi de 325 vagas na cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *