Polícia Militar apreende drogas no bairro Santa Cruz
15 de novembro de 2019
Estudantes de 14 universidades no Torneio Universitário Sul Fluminense em VR
15 de novembro de 2019


Câmara de VR homenageia metalúrgicos que lutaram na greve da CSN em 1988

A Câmara Municipal de Volta Redonda realizou na noite de quinta-feira, dia 14, a Sessão Solene comemorativa ao 09 de Novembro, data marcada pela invasão do exército e da Polícia Militar tentando retomar a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), durante a maior greve da empresa em 1988. A autoria do Projeto de Resolução para concessão da Medalha é do vereador Carlinhos Sant´anna.  Foram agraciados por nove vereadores, 11 metalúrgicos que se destacaram na luta por melhores condições de trabalho. Na greve, três operários morreram: William, Walmir e Barroso.

A vereadora Rosana Bergone entregou a Medalha a Tarcísio Xavier Pereira, metalúrgico por 15 anos na CSN. Ele ingressou na Companhia em 1980 e atuou na campanha de Juarez Antunes para a presidência do Sindicato dos Metalúrgicos. Esteve na organização da greve de 1988, que reuniu tanto o sindicato quanto a oposição. “Agradeço a vereadora pela lembrança ao meu nome. Estou muito honrado, pois a medalha é o reconhecimento da nossa luta na greve de 1988. Com este ato, a categoria conquistou o turno de seis horas e todas as reivindicações foram atendidas pela empresa”, explicou Tarcísio, que se desligou da Siderúrgica em 1994.

“Fiz a escolha por alguém que deu a sua contribuição em defesa do trabalhador.  O Tarcísio foi um grande personagem desse período histórico de Volta Redonda.   Deixo o meu abraço também aos demais homenageados que lutaram para garantir condições melhores de trabalho dos operários da CSN”, justificou a vereadora Bergone.

Também foram homenageados: Décio Luna (Vair Duré); Luiz de Oliveira Rodrigues (Granato), Joaquim Valdevino Nunes de Oliveira e João Nery Campanário (Carlinhos Santanna); Mario da Silva Nascimento e Mauro Lúcio Corrêa (Isaac); Luiz Rogério de Freitas (Pastor Washington); Adelmo Ribeiro Furtado (Paulinho Raio-X); Gilson Diniz (Jari Simão); Anacleto Pereira de Azevedo (Rodrigo Furtado).

Próxima Sessão – No dia 19, terça-feira, haverá a Sessão Solene em homenagem à Proclamação da República com a concessão de Títulos de Cidadania Voltarredondense a 31 pessoas indicadas pelos vereadores.  A sessão, aberta ao público, começa às 19h30min. A Câmara de Volta Redonda fica na Avenida Lucas Evangelista, nº 511 – Aterrado.

8 anexos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *