Delegado já identificou os três homens exibindo armas na Vila Brasília
26 de novembro de 2019
Cai isenção de pedágio na BR-393 para moradores de distritos de Barra do Piraí
26 de novembro de 2019


Hemonúcleo de Resende reforça campanha de doação de sangue durante a semana

Tipos O positivo e O negativo estão com estoque em estado crítico, mas todos os demais são bem-vindos  

Através de uma campanha iniciada nesta segunda-feira, dia 25, o Hemonúcleo de Resende está alertando a população para fortalecer seu time de doadores de sangue. O estoque, que atende hospitais de Resende, Itatiaia, Porto Real e Quatis, apresenta grave carência de alguns tipos sanguíneos e está em alerta para os próximos meses. Para fazer sua doação, é necessário comparecer ao Hemonúcleo, que funciona anexo ao Hospital de Emergência, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h.

Segundo dados da unidade, atualmente as maiores necessidades são de doadores dos tipos O negativo e O positivo, cujas quantidades em estoque são consideradas muito baixas. No entanto, é importante que doadores de todos os outros tipos sanguíneos também compareçam ao local, visando reforçar o estoque e manter uma alta quantidade em armazenamento.

No primeiro dia de campanha, o resultado foi positivo. Ao todo, 20 doadores compareceram ao Hemonúcleo. E com novidade, pois quem chegou ao local e realizou o ato de solidariedade pôde desfrutar de um delicioso café da manhã caprichado e reforçado para repor as energias. O principal objetivo dessa postura é atrair mais doadores e familiarizar todas essas pessoas com o Hemonúcleo.

– Pensamos em uma ação alusiva ao Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, celebrado no dia 25. É fundamental chamar a atenção da população para esta causa e conquistar cada vez mais pessoas para uma rede de solidariedade que pode salvar vidas e fazer toda a diferença – diz a coordenadora do Hemonúcleo, a biomédica Maria Fernanda Aguiar.

Ainda de acordo com Maria Fernanda, a chegada do inverno é um fator preocupante. Segundo ela, as vacinas aplicadas nessa época do ano contribuem para a queda dos estoques. Alguns tipos de vacina impedem as doações. No caso da vacina contra o Sarampo, por exemplo, o doador precisa aguardar um mês até que esteja apto para voltar a doar.

O volume doado, cerca de 450ml, é reposto pelo organismo em até 24h, sendo que as mulheres podem fazer sua doação a cada três meses e os homens a cada dois meses. A coleta é um procedimento rápido e prático, que não toma muito tempo do doador.

Para doar, basta comparecer ao Hemonúcleo com um documento oficial com foto. Além disso, o voluntário não pode estar em jejum, deve estar em bom estado de saúde, ter entre 16 e 69 anos, e pesar mais de 50 kg. No caso de jovens com 16 e 17 anos, a doação só pode ser feita mediante a autorização de um responsável. Já no caso dos doadores com mais de 60 anos é necessário que esta não seja sua primeira doação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *