PRF flagra condutor sem CNH e transportando passageiros na carroceria na Dutra
30 de novembro de 2019
Guarda Municipal de Barra Mansa celebra 72 anos
30 de novembro de 2019


Dança VR tem abertura oficial no Centro Cultural da Fundação CSN

Festival começou na sexta-feira, dia 30, com Corpo Linguagem, homenagem aos coreógrafos do festival 2019 e exposição de fotos

A Sala Maestro Franklin no Centro Cultural Fundação CSN, na Vila Santa Cecília, em Volta Redonda, foi o palco da abertura oficial do Festival Dança VR 2019 na noite desta sexta-feira, dia 29, com a exposição Corpo Linguagem, que teve a participação especial da bailarina Giovanna Mariano com o repertório de Paquita. Na ocasião, foram homenageados com a entrega de certificados os 46 coreógrafos dos grupos que se apresentam no Festival de Dança de Volta Redonda durante este fim de semana, de 29 de novembro a 1° de dezembro.

O Festival prossegue neste sábado, dia 30, com as apresentações dos grupos de dança das 9h às 17h. Já no domingo, 1º de dezembro, o evento começa a partir das 14 horas no Teatro Auditório Maestro Franklin de Carvalho Junior, anexo ao Colégio Getúlio Vargas, no Laranjal. A galeria do Centro Cultural recebeu uma exposição de fotos dos festivais realizados nos anos de 2017 e 2018.

Os certificados foram concedidos pela Prefeitura de Volta Redonda, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel), e em parceria com a Fundação CSN, Projeto Garoto Cidadão e Governo do Estado. A importância da parceria foi o foco dos discursos na abertura.

A secretária de Esporte e Lazer, Maria Paula Tavares, comentou que o Dança VR oportuniza a apreciação e a experimentação de diferentes expressões coreográficas de Volta Redonda e região, possibilitando que externem sua criatividade através da cultura corporal do movimento sob o viés da dança. “O evento vem se consolidando na atual gestão, pelo seu novo formato com a estrutura do Teatro Municipal Maestro Franklin de Carvalho e com a inserção de workshop, possibilitando a troca de conhecimentos e experiência entre os participantes, além de valorização e homenagem aos profissionais que abrilhantaram o espetáculo”, explicou.

Maria Paula ainda acrescentou que em 2019 a parceria inédita com a Fundação CSN e o apoio institucional da Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude potencializou ainda mais o festival, que fará parte do calendário oficial do Estado, uma conquista para o município.

Para a coordenadora do Centro Cultural, Giane Carvalho, participar da abertura do Dança VR é um prazer onde todos saem ganhando. “Uma parceria em prol da cultura da cidade, onde o Festival de Dança se tornou parte do calendário de ações, acolhendo as variadas manifestações da dança e promovendo conhecimentos, pesquisa e difusão da linguagem”, pontuou.

O vice prefeito, Maycon Abrantes, enfatizou que todos estão trabalhando juntos para construir uma cidade melhor e afirmou que esta é uma grande oportunidade também para os jovens participantes da dança. “É através da cultura e da arte que formamos cidadãos mais conscientes”, concluiu.

O presidente da Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda), professor Waldyr Bedê, também deu o seu recado. “O Dança VR é um encontro, um marco de valorização e de motivação para a juventude e para os profissionais que trabalham com a dança”, enfatizou.

Os coreógrafos homenageados Ravinia Sobrinho, Yane Cristina, Jonata de Oliveira e Lidia Almeida de Oliveira foram unânimes em considerar o Dança VR como um espaço de valorização de trabalho para os bailarinos e produção. “Muitos jovens têm, a partir do festival, portas abertas para um mercado de trabalho para dançar e ensinar a dança, podendo fazer da atividade uma carreira. É uma grande oportunidade”, disse Jonatas, do Explosão Dance, no Retiro, onde ensina forró junto com a parceira Lidia Oliveira para crianças, adolescentes, adultos e idosos, atendendo a cerca de 100 alunos como parte de um programa social.

Também estiveram presentes ao evento diversos secretários municipais, além de Evelini Reis, diretora de Lazer e Fomento da Smel, que também foi homenageada, e os convidados Letícia Costa, professora de dança do Projeto Garoto Cidadão da CSN, e Cris Bello, representando o Conselho Regional de Educação Física. Fotos de Evandro Freitas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *