Final da Copa Prefeitura de Barra Mansa acontece no domingo
6 de dezembro de 2019
Polícia Militar apreende adolescente com drogas no bairro Jardim Belmonte
6 de dezembro de 2019


Prefeitura de Resende promove mais uma edição do Torneio Leiteiro de Curral

Competição terá ordenhas finais no dia 10 de dezembro e cerimônia de encerramento no dia 13, em Vargem Grande

A Prefeitura de Resende, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, está promovendo mais uma edição do tradicional Torneio Leiteiro Curraleiro nas comunidades da estrada da Vargem Grande e Pedra Preta. Diferente dos torneios leiteiros tradicionais, que reúnem os animais num só lugar, as ordenhas do Torneio de Curral são realizadas diretamente nas propriedades, sob a supervisão da comissão organizadora do evento.

Desta vez, a competição conta com 13 proprietários participantes, tendo um cronograma para contemplar cada um deles. O pontapé inicial foi dado no início de novembro e as ordenhas finais acontecem no próximo dia 10 de dezembro. Já no dia 13, haverá o encerramento e entrega da premiação, no Salão Comunitário de Vargem Grande, na presença da organização do evento e dos produtores.

Conforme previsto no regulamento do concurso, cada produtor teve de preparar apenas um animal para cada uma das quatro categorias. Caso dois ou três animais participem, é calculada uma média das ordenhas para ser validado como resultado. Após a classificação final, serão premiados todos os animais classificados em 1º, 2º e 3º lugares com troféus.

De acordo com o Secretário Municipal de Desenvolvimento Rural, Vinicius Cibien, o torneio leiteiro tem como objetivo estimular os produtores rurais para um aumento da produção e produtividade de rebanho leiteiro. Além disso, a competição é uma oportunidade de estabelecer ou ampliar o contato e interação entre os produtores e suas famílias. “É uma tradição entre os produtores que traz diversos benefícios ao setor. A gestão municipal busca sempre incentivar e apoiar a realização dos torneios e o retorno é muito positivo”, comentou.

Sistema de ordenhas

De acordo com o regulamento do torneio, os animais concorrentes são ordenhados às 7h e às 19h. A ordenha de esgota acontece sempre às 19h, no dia anterior às duas ordenhas, e passa pela pesagem. Entre a primeira ordenha e a esgota, a comissão elimina a maior pesagem. A duração da ordenha será de 20 minutos para cada animal, não podendo ultrapassar esse tempo.

Os animais participantes são divididos em quatro categorias: Grupo A – vacas até 20 kg, Grupo B – vacas de 20,01 até 30 kg e Grupo C – vacas de 30,01 kg até 45kg e Grupo D: vacas acima de 45kg. Foram inscritos no Torneio Leiteiro, vacas de qualquer idade ou raça. Os animais foram identificados com fotos com brinco e nome antes do início do torneio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *