PRF flagra homem conduzindo veículo com direito de dirigir suspenso
6 de dezembro de 2019
Papai Noel nos Bairros percorre Volta Redonda a partir de quarta-feira
7 de dezembro de 2019


Ex-técnico viaja mais de mil quilômetros e acompanha sepultamento de Coronel

Na semana passada, da cidade de Formosa, onde mora atualmente, no estado de Goiás, o treinador profissional de futebol, Jorge Medina, de 73 anos, manteve contato pelo telefone com Antônio Evanil da Silva, o Coronel (foto), combinando uma visita ao amigo em Quatis, município distante mais de mil quilômetros da sua cidade de residência. Ambos se conheceram há mais de 40 anos, quando trabalharam juntos nas equipes técnicas das divisões de base do Vasco da Gama, no Rio de Janeiro.

Na quinta-feira, já na estrada em direção a Quatis, Jorge Medina recebeu a notícia da morte de Coronel, quando passava pelo estado de Minas Gerais. Ele chegou ao município quatiense na manhã desta sexta-feira (6), a tempo de participar do sepultamento do corpo do amigo, no cemitério do bairro Bondarowsky. O prefeito Bruno de Souza (MDB) decretou luto oficial por três dias em Quatis em razão da morte do ex-jogador.

Velado no plenário da Câmara Municipal de Quatis, o corpo de Coronel teve o caixão coberto pela bandeira do Quatis Futebol Clube. Antes de chegar ao cemitério, o cortejo parou na igreja matriz de Nossa Senhora do Rosário, onde houve um momento de oração presidido pelo padre Gildo Nogueira Gomes. Uma salva de palmas, nas imediações da sepultura, também marcou a despedida ao ex-lateral-esquerdo.

– Ficamos amigos de verdade. Nem o tempo e nem a distância apagaram a nossa amizade – declarou Jorge Medina, chorando, na capela mortuária de Quatis, ao ver o corpo no caixão, que foi aberto apenas para que o treinador pudesse se despedir do amigo de mais de quatro décadas.

Nascido em Quatis, no dia 27 de janeiro de 1935, Coronel foi jogador de futebol profissional por mais de 15 anos, tendo sido um dos mais renomados laterais esquerdos na sua época. Além do Vasco da Gama, clube no qual atuou durante as décadas de 1950 e 1960, e onde se tornou conhecido como uma dos mais implacáveis marcadores do ponta-direita Mané Garrincha, que jogava pelo Botafogo, Coronel jogou ainda pela Ferroviária de Araraquara, Nacional (os dois clubes do futebol profissional do estado de São Paulo), além do “Union Madallena”, equipe da Colômbia.

Na seleção brasileira principal, Coronel foi reserva de Nilton Santos (a Enciclopédia do Futebol), e conquistou o campeonato sul americano pelo Brasil no final dos anos de 1960. O jogador, que morava no bairro Mirandópolis, na área central de Quatis, faleceu nesta quinta-feira, no Hospital Municipal de Porto Real, de complicações da hipertensão arterial e do diabetes, entre outros problemas de saúde que enfrentava.

– Há alguns anos, estive em Quatis para um amistoso em homenagem ao Coronel, no campo da cidade. O Nilton Santos também participou desta partida amistosa – declarou hoje pela manhã, no Cemitério do bairro Bondarowsky, Jorge Medina, que trabalhou no futebol da Costa Rica, na qual treinou a seleção principal do país; e foi técnico do Uberaba (Minas Gerais), Sobradinho, Planaltina, Tiradentes, Gama (os quatro do Distrito Federal) e Barra do Garças Futebol Clube (Mato Grosso), todos equipes profissionais.

Conterrâneo de Coronel, e levado por ele ao futebol profissional do estado do Rio de Janeiro, na década de 1980, o meio-campo Renato Carioca, ex-jogador do Botafogo, Fluminense, Flamengo e América, se manifestou numa rede social sobre a morte do ex-lateral- esquerdo: “Lamento o falecimento, da pessoa a quem devo todo o meu sucesso em minha carreira. Ensinamentos, experiências e acima de tudo profissionalismo. Obrigado Corona, assim como eu o chamava”, escreveu Renato Carioca, sobre o ex-jogador que o revelou para o cenário esportivo do estado e do país.

O Clube de Regatas do Vasco da Gama também lamentou o falecimento de Coronel, publicando a seguinte nota: “Com profundo pesar, comunicamos o falecimento de Coronel (Antônio Evanil da Silva), um dos maiores ídolos do CR Vasco da Gama. Multicampeão pelo Vasco, Coronel notabilizou-se pela regularidade em campo, pelo elevado senso de profissionalismo e pela lealdade na marcação de grandes pontas-direitas do futebol nacional e internacional”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *