Carro derruba poste no bairro Getúlio Vargas
11 de dezembro de 2019
Obras confirmam presença da prefeitura de Quatis na área urbana e na zona rural
11 de dezembro de 2019


Após risco de vida e de amputação, paciente da saúde pública é recuperado em Resende

Rômullo sofreu acidente gravíssimo, passou pelo Hospital Municipal de Emergência e pela Nova Santa Casa; hoje vive uma vida normal 

A Rede Pública de Saúde de Resende segue exercendo um trabalho de excelência, dedicação e humanização voltado à população. Desde a Atenção Primária em Saúde, considerada a melhor do Rio de Janeiro pela Secretaria Estadual de Saúde, até as unidades emergenciais, o serviço está sendo prestado com qualidade. Trabalho que foi fundamental para salvar a vida do relojoeiro Rômullo Jung Porto, hoje com 24 anos, que se envolveu um acidente gravíssimo de moto em 2017 e terminou a recuperação em 2019.  

Rômullo teve múltiplas fraturas e correu sérios riscos, tanto de vida, quanto de ter uma perna amputada. Mas, como resultado do trabalho em equipe no Hospital Municipal de Emergência Sérgio Henrique Gregori e na Nova Santa Casa de Misericórdia, nenhuma dessas hipóteses aconteceram. Hoje, ele leva uma vida normal.  

Como consequência do acidente, Rômullo teve uma luxação no ombro, uma fratura do fêmur, uma fratura na tíbia com exposição óssea, uma fratura e luxação exposta no tornozelo e traumatismo crânio encefálico. O primeiro atendimento foi realizado no HME, onde ele foi submetido a um tratamento cirúrgico do fêmur. Em seguida, foi encaminhado para a Nova Santa Casa de Misericórdia, onde foi submetido a uma osteossíntese (intervenção cirúrgica nas extremidades do osso fraturado) da fratura exposta na tíbia.  

A equipe da Nova Santa Casa de Misericórdia, que cuidou do caso do Rômullo, foi composta pelos médicos Luiz Henrique Halpern, Igor Vaz Botelho, Robson de Paula e Tales Gonçalves de Carvalho. O grupo profissional se deparou, então, com uma infecção e necrose do “talus”, um osso que fica entre o pé e a perna. A complicação deixou os profissionais com duas alternativas: a amputação da perna esquerda ou a retirada do talus necrosado e infeccionado.  

Após muito estudo do caso e confiança na capacidade da equipe, ficou decidido que seria feita uma “talectomia”, ou seja, retirada do talus para que o paciente não perdesse a perna. Após inúmeros curativos, revisões de cirurgia e a consolidação das fraturas, foram retirados os fixadores instalados no procedimento. Com o tempo e a recuperação, o paciente estava com a infecção controlada, feridas cicatrizadas, sem exposição óssea, ombro com boa função, lúcido e pronto para seguir a vida.  

– Foi uma grande missão cumprida. O diferencial de todo esse processo foi o empenho, a união da equipe da ortopedia, a vontade e a força de trabalho. Acredito que todo este trabalho só é possível graças ao elevado nível técnico e resolutividade da equipe, da capacidade da direção da Nova Santa Casa e da prefeitura, pelas condições de trabalho oferecidas – explica Tales Gonçalves de Carvalho, um dos profissionais responsáveis pela reviravolta no quadro de Rômullo.  

Foram dois anos e quatro meses até que Rômullo se recuperasse do acidente. Para que tudo corresse bem, foram fundamentais as condições de trabalho no HME e na Nova Santa Casa, bem como a atuação com competência dos profissionais dos hospitais. “Cheguei a pensar que perderia meu pé, mas graças a Deus os médicos tiveram sabedoria. O atendimento foi excepcional. Excelente! Não tenho o que reclamar, desde a equipe da limpeza, todos os profissionais. Só elogiar mesmo. Estão todos de parabéns”, completou.  

Atualmente, a Nova Santa Casa oferece o serviço de ortopedia capaz de realizar cirurgias em todos os pacientes cujas fraturas são de baixa e média complexidade e alguns casos de alta complexidade. Tais procedimento são de fundamental importância, pois o quadro de saúde pode ocasionar na calcificação da fratura e fazer com que os pacientes percam a produtividade e se aposentem pelo INSS. 

Nova Santa Casa se torna referência  

Em 2017, em um processo de retomada, a prefeitura fez um acerto de contas dos salários atrasados, renegociou as ações trabalhistas, colocou as contas em dia. Já nos anos seguintes, passou por grandes reformas, adquiriu equipamentos tecnológicos modernos e promoveu cada vez mais exames e especialidades.  

– Assim como o Hospital Municipal de Emergência Sérgio Henrique Gregori, que também recebeu diversas melhorias estruturais, novas especialidades e exames, e o Hospital da Criança, reinaugurado em 2019, a Nova Santa Casa de Misericórdia faz parte de um novo tempo para a saúde pública de Resende. O objetivo é sempre melhorar, sem parar, para assegurar dignidade, qualidade e o respeito com a população de Resende – diz o prefeito Diogo Balieiro Diniz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *