Prefeitura de BM autoriza mais de 100 vagas para estacionamento na Avenida Joaquim Leite
14 de dezembro de 2019
Alunos do Colégio Marcello Drable visitam exposição de Clécio Penedo no Rio
14 de dezembro de 2019


Fotógrafo profissional e funcionária pública vencem o concurso “Um Olhar Sobre Quatis”

Premiação aos autores das melhores fotografias é marcada por apresentação do projeto “Música Para Todos”

As belezas naturais do Município formaram literalmente o foco da cerimônia realizada na noite desta quinta-feira, 12, no auditório do Centro Administrativo do Município, quando aconteceu a premiação dos vencedores do concurso de fotografias “Um olhar sobre Quatis”. O concurso foi promovido pela prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, a partir de uma proposição de autoria do vereador Vitinho (PROS), aprovada pelo plenário do poder legislativo.

Saíram-se vencedores neste concurso o fotógrafo Luiz Carlos Vieira (categoria profissional) e a funcionária pública Tatiana de Oliveira (categoria amadora). Cada um deles ganhou uma estadia, no Hotel Fazenda Bom Retiro, que apoiou a realização do concurso através da cessão dos prêmios. As seis imagens ganhadoras (três de cada um dos vencedores) vão ser divulgadas a partir desta sexta-feira, 13, nas mídias digitais da administração municipal.

A solenidade de premiação teve as participações dos secretários municipais Rosina Porto (Cultura e Turismo) e Adriano Palma Veras (Governo); do presidente da Câmara de Vereadores, Flávio Florentino (PHS); e professora Helena Fabiano Teixeira Leite, membro do CULTUPHAQ (Conselho Municipal de Cultura, Turismo e Preservação do Patrimônio Histórico e Ambiental de Quatis). Durante a realização da cerimônia, ocorreu uma apresentação especial do projeto “Música Para Todos”, uma das iniciativas de inclusão social desenvolvidas pela prefeitura, também por meio da Secretaria de Cultura e Turismo do Município.

Pelo regulamento do concurso, cujas inscrições começaram em julho passado, os concorrentes tiveram que participar com três fotografias, uma retratando o primeiro distrito do Município (área urbana), uma o distrito de Falcão e a outra o distrito de São Joaquim, os dois últimos situados na área rural da cidade. Pós-graduado em fotografia pela Fundação Oswaldo Aranha (Volta Redonda), Luiz Carlos reside desde setembro, no Centro de Quatis, cidade na qual já tinha trabalhado como assessor de comunicação da Câmara Municipal. Já Tatiana mora no bairro Nossa Senhora do Rosário e é assessora da Controladoria Geral do Município.

As fotografias de Luiz Carlos inscritas para o concurso retratam o açude doce, no bairro Nossa Senhora do Rosário; a vista do cruzeiro de São Joaquim e a praça arborizada da estação ferroviária do distrito de Falcão. Já Tatiana de Oliveira retratou a igreja de São Sebastião (Falcão); a igreja matriz de Nossa Senhora do Rosário (Centro) com a avenida em frente ornamentada com bandeiras nas cores azul e branca, as cores oficiais do Município; e uma paisagem da estrada de São Joaquim coberta pela serração.

Os vencedores tiveram as suas imagens escolhidas por uma comissão julgadora da qual fizeram parte o fotógrafo profissional e assessor de Comunicação da Prefeitura de Quatis, Davi Ferreira; a professora Helena Fabiano Teixeira Leite; e o presidente da Câmara Municipal, vereador Flávio Florentino (PHS), seguindo assim o regulamento do concurso, segundo o qual os julgadores seriam um profissional da fotografia, um membro do Cultuphaq e uma autoridade pública do Município.

– A nossa avaliação é de que o objetivo principal do concurso de fotografias foi alcançado, ou seja, através das imagens inscritas focamos todo o nosso olhar sobre as belezas naturais de Quatis. A prefeitura manifesta os seus agradecimentos a todos que, diretamente ou indiretamente, apoiaram esta iniciativa. Temos a proposta de promover a segunda edição do concurso no próximo ano, aprimorando-o cada vez mais – disse a secretária de Cultura e Turismo da Prefeitura de Quatis, Rosina Porto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *