Mais uma etapa das obras do hospital veterinário é concluída
16 de dezembro de 2019
Jovem fica ferido em troca de tiros no bairro Vila Coringa
17 de dezembro de 2019


Almoço comunitário reúne quase 5 mil pessoas e distribui mais de 3 mil brinquedos

Edição deste ano contou com a participação de membros do Jeep Clube de Volta Redonda

Pelo menos cinco mil pessoas participaram neste domingo, dia 15, da 22ª edição do almoço comunitário de Natal promovido pela comunidade do São Benedito, bairro situado acima da linha férrea, na área urbana de Quatis. O almoço comunitário é um dos acontecimentos previstos no calendário oficial de eventos do Município.

Durante o encontro, que reuniu moradores de diversos bairros da cidade, mais de três mil brinquedos foram distribuídos para as crianças, cerca de 300 deles doados pelo Jeep Clube de Volta Redonda, cujos membros também almoçaram no local.

As primeiras edições do almoço comunitário do São Benedito ocorreram no final da década de 1990, a partir de uma mobilização de moradores do bairro, que participavam do movimento comunitário e religioso. Em razão do grande número de pessoas que comparecem anualmente ao evento, o almoço conta com o apoio do poder público da cidade, principalmente no que diz respeito ao controle do trânsito e a cessão de uma ambulância, que fica de prontidão no bairro.

Na época líder do movimento comunitário do São Benedito, o prefeito Bruno de Souza (MDB) fez parte da organização do almoço comunitário até assumir a chefia do poder executivo pela primeira vez, em 2013. Desde então, a família do prefeito, liderada por uma das suas irmãs, Ilma de Souza Almeida, assumiu a coordenação do evento, cujos alimentos para a preparação do almoço e os brinquedos destinados às crianças continuam sendo obtidos através de doações e por recursos dos próprios organizadores.

A estimativa de público presente neste ano levou em conta o número de refeições servidas às pessoas que estavam na fila: mais de 4.700, sendo que muitas delas preferiram pegar o almoço em recipientes próprios e os levaram para casa. Centenas de outras pessoas optaram por almoçar no próprio local, se revezando nas cerca de 50 mesas com quatro cadeiras cada, disponibilizadas sob a proteção de cinco tendas, na Rua Mário dos Santos, local do evento. Durante a realização do encontro, esta via esteve interditada ao tráfego de veículos.

Mais uma vez, a edição do almoço comunitário teve a presença do presidente da FAMAQ      (Federação das Associações de Moradores e Amigos de Quatis), Everaldo Santana Faria, que participa todo ano desta confraternização natalina.

Compareceram também os secretários municipais Adriano Palma Veras (Governo), Willian Vilela (Esporte e Lazer), Edna Azevedo (Meio Ambiente), Rosina Porto (Cultura e Turismo), Vinícius Lima (Trabalho e Renda), José Nelito da Silva (Transportes), Carlos Magno Canil (Administração), Cleonice Ramos (Saúde – interina) e Cézar Salazar (Obras, Urbanismo e Serviços Públicos), além da vereadora Marcela da Silva Fonseca Meyer (PSD) e dos ex-vereadores Francisco Antônio de Paula – Chicão, Benedito Brito e Álvaro da Fonseca –Alvinho.

– A mensagem que deixo sobre a realização de mais uma edição do almoço comunitário do bairro São Benedito é de agradecimento, inicialmente pelos milhares de pessoas que lá compareceram para participar deste evento comunitário importante e voltado ao congraçamento entre os moradores de vários bairros do nosso Município. Deixo também minha gratidão a cada pessoa que, direta ou indiretamente, ajudou para que o almoço comunitário pudesse ter se tornado realidade novamente. E o meu muito obrigado aos meus familiares, tendo à frente minha irmã Ilma, que ajudaram a manter viva uma das tradições de Quatis no mês do Natal – declarou o prefeito Bruno de Souza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *