Eficiência do Fiscaliza VR garante melhorias para Volta Redonda
17 de dezembro de 2019
Prêmio Praticando para professores da rede pública acontece em Volta Redonda
17 de dezembro de 2019


Curso de Cuidador de Idosos forma 60 novos profissionais em VR

Capacitação de funcionários da rede pública e comunidade completou 20 anos

Mais 60 alunos do curso de Cuidador Familiar de Idosos foram diplomados na tarde dessa terça-feira, dia 17. Promovido pela Prefeitura de Volta Redonda, o curso já formou cerca de 1.200 cuidadores. Com duração de quatro meses, os alunos participam de aulas teóricas e práticas que acontecem no Centro Dia de Atendimento à Pessoa Idosa com Alzheimer e Familiares, no Jardim Paraíba; Centro Dia de Atendimento à Pessoa Idosa, no bairro Nossa Senhora das Graças e nas Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPI), no Dom Bosco e Monte Castelo. Entre os assuntos abordados durante curso estão: tabagismo na Terceira Idade, osteoporose, cardiologia, lazer, fisioterapia, vias urinárias, diabetes, como lidar com a morte, entre outros.

O prefeito Samuca Silva destaca a importância do curso para a adequada formação dos cuidadores. “Capacitar esses cuidadores é uma iniciativa que promove o bem-estar e zelo daqueles que merecem carinho especial. Eles são preparados para garantir o dia a dia mais confortável a esses idosos, que é o objetivo do curso”, enfatizou o prefeito.

A coordenadora do curso, Regina Célia Ribeiro, lembra que a capacitação é voltada para os Agentes Comunitários de Saúde, que atuam nas unidades que do Programa de Saúde da Família; para funcionários das Residências Terapêuticas, que atendem pacientes da Saúde Mental; e pessoas da comunidade. “O curso foi realizado de agosto a dezembro com aulas teóricas e práticas e engloba diversos temas para que os formandos possam trabalhar de forma adequada com os idosos”, explicou Regina.

Para o secretário de Saúde de Volta Redonda, Alfredo Peixoto, com o processo de envelhecimento da população e, consequentemente, aumento do número de idosos que se tornam dependentes, vem crescendo a preocupação sobre o cuidador familiar. “Muitas vezes, os familiares não se encontram adequadamente preparados para essa prática. O familiar vivencia a sobrecarga física, emocional e socioeconômica e é fundamental o treinamento adequado para que ele se torne mais seguro e preparado para assumir as responsabilidades no cuidado do familiar dependente”, explicou o secretário.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *