PRF flagra condutor com CNH suspensa na Dutra
29 de dezembro de 2019
PRF registra movimento intenso na Dutra
29 de dezembro de 2019


Turismo de Volta Redonda registra grandes conquistas em 2019

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo faz balanço das principais ações durante o ano

O ano de 2019 foi de conquistas para a consolidação da atividade turística em Volta Redonda. Neste ano, a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Smdet) iniciou um trabalho pioneiro em relação às políticas públicas com a elaboração de um planejamento e com a participação pública.

“Estamos ampliando a visão turística sobre Volta Redonda. Não somos apenas uma cidade de turismo de negócios, também temos atrativos naturais e de lazer e entretenimento. Nossa região é rica e Volta Redonda fica estrategicamente posicionada no centro, oferecendo diversas opções de roteiros”, afirmou o prefeito Samuca Silva.

Um dos pontos altos deste ano foi a eleição do Conselho Municipal de Turismo (Comtur-VR), que ocorreu em maio e celebrou uma parceria entre a Diretoria de Turismo da SMDET, o conselho e pessoas ligadas ao turismo no município. Dessa parceria surgiram ações como reuniões e visitas ao trade turístico, realização do inventário turístico e construção do Plano Municipal de Turismo. Essas ações já começaram a atrair outros empresários, que têm visitado as reuniões do conselho e contribuído de forma ativa.

“Além disso, nos integramos à instância de Governança Regional do Vale do Café – CITVALE, ocupando inclusive, um posto na diretoria”, citou a diretora de Turismo da SMDET, Débora Cândido.

Volta Redonda também passou pela recategorização no Programa de Regionalização do Ministério do Turismo – processo que durou de abril a julho, gerando a manutenção do município no mapa do turismo brasileiro, integrado a região turística do Vale do Café. O município subiu na categorização turística de “C” para “B”, que eleva a importância turística da cidade e é pré-requisito para acesso aos recursos federais.

Outra conquista na área foi a participação no Salão Estadual de Turismo, promovido pela Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro (TurisRio) no mês de agosto, no Pier Mauá, na capital carioca. O evento proporcionou maior visibilidade a Volta Redonda, que participou com o trabalho das artesãs do Programa de Artesanato Municipal (PAM), apresentações culturais do Bloco da Vida e do grupo Tambores de Aço (projeto da Fundação CSN), além da presença de representantes da rede hoteleira.

Outras ações

Ainda em agosto, a cidade promoveu o Fórum Municipal de Turismo, que reuniu cerca de 100 pessoas para discutir as possibilidades de desenvolvimento do turismo no município e que contou com palestras e oficinas que contribuíram para o Plano Municipal de Turismo.

Entre setembro e dezembro, Volta Redonda abrigou o polo do Programa de Capacitação para Excelência em Gestão do Turismo Fluminense, uma parceria entre a Secretaria de Estado de Turismo (Setur), a Escola de Contas e Gestão (ECG) do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ) e universidades. Com o objetivo de formular planos municipais de desenvolvimento do turismo, a iniciativa culminou com Volta Redonda recebendo o selo de adesão ao programa.

No último mês do ano, a Diretoria de Turismo contribuiu com o Encontro Regional de Artesanato do Médio Paraíba, realizado com a Secretaria Municipal de Cultura (SMC). O evento abriu caminho para o Projeto Arigó, que em 2020 irá fomentar o artesanato que valorize a identidade local.

E o próximo ano já começa com a inauguração de Centro de Informações Turísticas (CITVR), prevista para o dia 24 de janeiro, e com o Curso de História de Volta Redonda para guias de turismo, ações que já são desdobramentos do Fórum de Turismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *