Polícia Militar apreende suspeito com arma de brinquedo na Vila
10 de janeiro de 2020
Defesa Civil vistoria trecho da RJ 145 Piraí e Barra do Piraí)
10 de janeiro de 2020


Choveu acumulado de 61mm em alguns bairros de Volta Redonda em uma hora

Defesa Civil registrou oito ocorrências em diversos pontos da cidade

Durante uma hora desta sexta-feira, dia 10, outra forte chuva atingiu Volta Redonda. Na região do Santa Cruz e Santa Rita do Zarur, choveu um acumulado de 61,9mm em apenas uma hora. Já na região do Retiro, choveu 38mm também durante o mesmo período. Os dados são da Coordenadoria de Prevenção e Defesa Civil de Volta Redonda. Desde de meados 2019 a prefeitura está realizando a ‘Operação Guarda-Chuva’ trabalho de prevenção que vem minimizando os impactos da época de chuva no período de janeiro.

Volta Redonda registou um acumulado de 28mm de chuva, entre 16 horas e 17 horas, nesta quinta-feira, dia 9.  O esperado para toda essa quinta-feira era justamente 28 mm. Ou seja, em 30 minutos choveu o que era esperado para 24 horas. Segundo o coordenador da Defesa Civil, Leandro Rezende, todas equipes do órgão estão de plantão atuando em áreas de risco e avaliando o impacto da chuva.

“Até o momento tivemos oito ocorrências pela cidade, entre deslizamentos e alagamentos. Choveu novamente um grande volume em um curto espaço de tempo. Nossa equipe está percorrendo todos os bairros, buscando fazer o monitoramento das áreas de risco”, completou o coordenador, ressaltando que o número de emergência da Defesa Civil é 199.

Diante das fortes chuvas, a cidade registrou pontos de alagamento e pequenos deslizamentos no Retiro, Açude, Vila Brasília e Santa Rita do Zarur. Equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura já está atuando para minimizar impactos nas localidades.

Recentemente, para evitar transbordamento e transtornos históricos no Santa Rita do Zarur, a prefeitura fez a dragagem do Córrego do Peixe, o que evitou maiores problemas diante da chuva desta sexta.

“A limpeza do Córrego foi bem feita e o córrego suportou a grande quantidade de água. Choveu muito. Agradeço a prefeitura por ter feito essa dragagem, que evitou o transbordamento. Era um pedido antigo”, declarou a aposentada Arlete Oliveira, moradora do bairro.

Segundo o prefeito Samuca Silva, todos os órgãos da prefeitura de Volta Redonda está de plantão monitorando a cidade e atuando para minimizar impactos.

“Estamos atuando por toda cidade nesse período de fortes chuvas. Novamente em Volta Redonda tivemos uma chuva maior que previsto, mas graças a investimentos feitos pela prefeitura os danos foram minimizados, como nas Ruas 23 e 24 no Vila Rica e o caso do Córrego do Peixe. Estamos agora com projetos prontos para avançar em outras áreas, como Voldac e Açude. A população não merece mais sofrer, em breve vamos iniciar a resolver mais este problema histórico”, disse Samuca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *