Colisão envolve duas motos e deixa cinco pessoas feridas em Itatiaia
11 de janeiro de 2020
PRF flagra motorista embriagado na Dutra
12 de janeiro de 2020


Defesa Civil de Resende orienta sobre segurança em cachoeiras e rios no verão 2020

DEFESA CIVIL - Simulado Plano de Contingência da Defesa Civil - Parque Ipiranga (24) - Carina Rocha

Dicas englobam questões como identificar os sinais de alerta de cabeça d´água e situações impróprias para tomar banho nas cachoeiras e rios da região

A Prefeitura de Resende, por meio da Diretoria-Geral de Defesa Civil do Município, lançou uma campanha preventiva para reforçar os cuidados nas cachoeiras e rios da região, durante o verão 2020. As orientações vêm sendo divulgadas nas redes sociais do governo municipal (Facebook e Instagram). Entre as dicas, a Prefeitura recomenda medidas de precauções como identificar os sinais de alerta iminente de cabeça d´água e em situações impróprias para a população tomar banho nas cachoeiras e rios da região.

Estão listadas as seguintes advertências de segurança: antes de entrar, verifique a profundidade das cachoeiras e rios; tenha cuidado com as pedras; não consuma bebidas alcoólicas; evite ir em dias chuvosos; prefira ir no período da manhã; evite usar chinelos de dedo; não deixe as crianças sozinhas; respeite a sinalização do local; e identifique os sinais de cabeça d´água.

CACHOEIRA  FUMAÇA – RESENDE

O diretor-geral de Defesa Civil de Resende, Flávio Germano da Silva, explicou algumas características que indicam que a pessoa não deve entrar na cachoeira ou no rio, devido ao perigo de cabeça d’água ou tromba d’água.

— Os banhistas da região e turistas devem ter cautela nos passeios próximos às belezas naturais da cidade, como os atrativos para se refrescar, que são os rios e cachoeiras. As visitas nestes lugares aumentam no verão, entre os meses de dezembro e março, e o papel da Defesa Civil, além de atender os casos de emergência e calamidades públicas, é desenvolver atividades preventivas como informações à população, mapeamento de áreas de risco, acompanhamento meteorológico e monitoramento dos rios e níveis pluviométricos. Quem for tomar banho de rio ou cachoeira, deve estar atento às seguintes questões visando detectar possíveis riscos de eventos naturais como cabeça d’água: aumento repentino no volume e força da água; mudança da coloração da água, apresentando estar mais suja e barrosa; presença de detritos como galhos e folhas na água; e barulho de som alto vindo do alto do rio, entre outros detalhes. Vale lembrar que a cabeça d’água é o nome dado ao evento com chuvas formadas nas cabeceiras dos rios; já a tromba d’água é semelhante a um tornado, mas tem menor intensidade e ocorre sobre superfícies líquidas como rios, em qualquer ponto do percurso das nascentes – destacou.

Outro trabalho que vem sendo realizado pela Diretoria-Geral de Defesa Civil, desde o início de janeiro, é a publicação do Boletim de Proteção e Defesa Civil, com dados sobre a previsão meteorológica para as próximas 24 horas, ocorrências de destaque e monitoramento dos rios e níveis pluviométricos. “O monitoramento foca os níveis dos rios do município e seus afluentes – Sesmaria, Rio Paraíba do Sul e Rio Preto, bem como a quantidade de chuva acumulada por tempo avaliada nas estações automáticas de Alphaville, Cidade Alegria e Visconde de Mauá. As informações de Visconde de Mauá podem ser acompanhadas pelos turistas que pretendem conhecer melhor a região turística e suas riquezas naturais”, mencionou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *