PRF prende homem suspeito de saquear carga na Dutra, em Piraí
16 de janeiro de 2020
Volta Redonda pode implantar sistema de bicicletas compartilhadas
16 de janeiro de 2020


Volta Redonda recebe Encontro de Jornadas de Folia de Reis neste domingo

Além de apresentações dos grupos no Memorial Zumbi, evento vai definir ainda a data do XXII Festival Regional de Folias de Reis, que ocorre tradicionalmente na Ilha São João

Em celebração a uma das datas mais folclóricas e culturais do Brasil, a Prefeitura de Volta Redonda, através da Secretaria de Cultura (SMC), vai realizar neste domingo, dia 19, o Encontro de Jornadas de Folia de Reis no Memorial Zumbi. A ação marca uma importante atividade desses grupos de cultura popular e manifestação religiosa, que é a criação da Comissão de Jornadas de Folias de Reis de Volta Redonda onde, de forma organizada e com o apoio da SMC, visa dar mais força aos mestres e foliões.

“A Folia de Reis é um patrimônio cultural e nossa cidade sempre apoia essas manifestações. Vamos apresentar neste encontro a criação de um projeto de lei que tornará essa manifestação cultural Patrimônio Imaterial de Volta Redonda. Estamos felizes com a criação da comissão, que conta com 17 grupos da cidade. É importante resgatar essas memórias e nossa gestão quer incentivar cada vez mais as iniciativas populares”, explicou o prefeito Samuca Silva.

A Folia de Reis recorda a visita dos Reis Magos (Melchior, Baltasar e Gaspar) ao menino Jesus logo após o nascimento, levando presentes e orientados pela Estrela de Belém que os guiou até o local do nascimento. Além de apresentar a comissão e seus responsáveis, o Encontro vai divulgar ainda a data do XXII Festival Regional de Folias de Reis, que ocorre tradicionalmente na Ilha São João.

“Esta é uma das festas mais importantes da cultura popular e tem um espaço para o resgate e consolidação da memória e reconstrução da identidade cultural dos grupos de jornadas. Através da comissão criada e de uma lei, poderemos dar mais apoio aos grupos e, principalmente, garantir políticas culturais democráticas às jornadas de Folia de Reis. É uma manifestação religiosa que faz parte do nosso folclore”, disse a secretária de Cultura, Aline Ribeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *