Centro de Informações Turísticas é inaugurado em Volta Redonda
24 de janeiro de 2020
Tarifa Comercial Zero transporta 3,6 mil pessoas por dia em Volta Redonda
24 de janeiro de 2020


Prefeitura de Volta Redonda cria estratégias para combater a Hanseníase

Tratamento é disponibilizado de graça na rede publica de saúde

O último domingo do mês de janeiro é considerado pelo Ministério da Saúde o Dia Nacional de Combate à Hanseníase, uma das doenças de pele que acomete grande parcela da população. Em Volta Redonda, a prefeitura vem criando estratégias para aumentar a cobertura e a detecção precoce da doença.

“A população tem que saber que a Hanseníase tem tratamento e é de graça. O trabalho no Centro de Doenças Infecciosas (CDI), que faz o diagnóstico da hanseníase e oferece o tratamento, é realizado o ano inteiro”, lembrou o prefeito.

Através de uma parceria entre as secretarias municipais de Saúde e Esporte e Lazer, os usuários do Parque Aquático Municipal que estão realizando os exames clínicos para a emissão da carteira de piscina e que possuem alguma mancha característica de Hanseníase estão sendo encaminhados ao CDI. Com isso, a prefeitura de Volta Redonda pretende ampliar os locais de detecção da doença.

Em Volta Redonda, existem 12 pacientes em tratamento de Hanseníase. Desses casos, dez são do tipo multibacilar, que é a forma contagiosa da doença, sendo os outros dois sem qualquer risco de transmissão, tipo paucibacilar.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Alfredo Peixoto, a detecção precoce da doença continua sendo o elemento individual mais importante na cura. “Assim é possível atuar na prevenção de deficiências e redução da transmissão. A melhor estratégia para combater a Hanseníase é a busca ativa de casos principalmente entre as pessoas que convivem com o doente. Todo cidadão também pode contribuir, buscando o serviço de saúde assim que perceba algum sinal suspeito”, disse o secretário.

No próximo dia 14, às 12h, na Praça Sávio Gama, no bairro Aterrado, haverá distribuição de folders e orientações sobre a Hanseníase para a população. O objetivo da campanha educativa é de orientar a população divulgando informações para a promoção da saúde e qualidade de vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *