Polícia Militar apreende drogas no bairro Padre Josimo
24 de janeiro de 2020
Prefeitura de Resende entrega obras de revitalização da área de lazer
24 de janeiro de 2020


Resende terá dois castramóveis para ampliar atenção à saúde dos animais

Unidades que vão atuar na cidade estão em fase final de preparação na cidade de Botucatu-SP

Resende deve ganhar ainda no primeiro semestre duas unidades do Castramóvel, que estão em fase final de produção na cidade paulista de Botucatu. A expectativa é que os dois módulos móveis sejam entregues à Prefeitura de Resende ainda no primeiro semestre. Na última terça-feira, dia 21, o prefeito Diogo Balieiro e o veterinário Felipe Quinane, do Centro de Controle de Zoonoses, foram verificar o andamento dos trabalhos de construção dos castramóveis.

De acordo com o projeto, o castramóvel funciona como um trailer com toda estrutura necessária para o atendimento. Um deles ficará responsável para realizar castrações em animais e o outro será destinado para realizar consultas. Cada um dos módulos possui quatro salas, sendo uma de preparo animal, outra de antissepsia e paramentação, uma sala cirúrgica e uma de recuperação e prescrição médica.

As unidades vão permitir que a Prefeitura ofereça o serviço de castração, que atualmente acontece no CCZ, nos bairros mais distantes da cidade, em especial, a zona rural, atendendo famílias que mais precisam. Cada castramóvel custa em média R$ 90 mil e a aquisição foi possível graças a recursos federais.

“Com os novos Castramóveis, o atendimento de cães e gatos, que desde 2017, vem batendo recordes de cirurgias e atendimentos, será ampliado, chegando nos lugares mais distantes da cidade, principalmente na zona rural. Claro que ainda tem muito a fazer, e ainda não conseguimos atender a todos, mas com investimentos como esses, o cuidado com cães e gatos vai ficando cada vez melhor, mais eficiente e de maior alcance”, disse o prefeito Diogo Balieiro Diniz.

Segundo o veterinário, o castramóvel destinado às cirurgias pode fazer até 10 procedimentos por dia enquanto o outro fará uma média de 20 consultas por dia. Felipe Quinane afirmou ainda que os locais escolhidos para abrigar as unidades serão escolhidos e divulgados previamente. Com isso, a população poderá fazer um cadastro para buscar o atendimento.

Números em alta

O Centro de Controle de Zoonoses da Prefeitura de Resende ultrapassou a marca de dez mil atendimentos feitos entre janeiro de 2017 e 2019, desde que teve os trabalhos intensificados. No total, segundo dados do órgão ligado à Secretaria Municipal de Saúde, foram 10.166 mil atendimentos feitos até o meio do ano passado. O comparativo entre o desempenho obtido nos últimos anos pelo centro mostra bem a importância desta nova forma de gestão. Em 2016, o CCZ ainda não promovia consultas e fez 171 procedimentos de castração.

Com obras de melhoria, novos equipamentos e a equipe reforçada, em 2017 foram feitas 1283 consultas e 1203 castrações, totalizando 2.486 atendimentos. A evolução teve andamento no ano seguinte, com 2.253 consultas e 1.946 castrações. Ou seja, os atendimentos gerais chegaram a 4.199. Em 2019 a situação de crescimento se manteve, pois entre janeiro e o meio do ano já foram feitos 3.481 atendimentos gerais na unidade municipal.

Hospital Veterinário

A chegada dos castramóveis e a retomada dos trabalhos do CCZ terão ainda um reforço especial em breve, com a inauguração do Hospital Veterinário. Com as obras em andamento, a unidade terá 326,00 m², contando com com dois consultórios, duas salas de anestesia, duas salas de cirurgia, sala de raio-X, laboratório de análises clínicas, sala de internação, sala de recepção e dois banheiros. O projeto prevê ainda a construção de uma ampla área de apoio com copa, depósito, área de serviço e dois depósitos destinados ao lixo produzido no local.

A nova unidade foi pensada para ficar o mais próximo possível da área central de Resende, permitindo melhor acesso para toda a população. O hospital oferecerá consultas, exames e cirurgias, entre outros procedimentos, hoje realizados no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Com isso, haverá liberação de parte das instalações do CCZ para a realização de outros serviços que também são importantes para a saúde pública, como as ações de combate à dengue e campanhas de vacinação antirrábica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *