Bruno assina cordo de Cooperação Técnica para construção de praça ambiental em Quatis
17 de fevereiro de 2020
Volta Redonda amplia atendimento descentralizado através do Na Hora
17 de fevereiro de 2020


Volta Redonda desburocratiza entrega de alvará para as novas empresas

Fomentar o ambiente de negócios promovendo o desenvolvimento econômico é um desafio para qualquer cidade. E, em Volta Redonda, não é diferente. Com isso, ações como a desburocratização, implantadas a partir de 2017, e que agilizam a entrega dos alvarás, cumprem a função de atrair novas empresas, aumentar a arrecadação do município e gerar empregos. Como, por exemplo, o programa Alvará Fácil e a adoção do Sistema de Registro Integrado e Informatizado (Regin). Atualmente, o município consegue emitir o alvará em até 24 horas .

“Esse foi um dos compromissos que assumi. Nossa cidade precisava sair da inércia e voltar a gerar postos de trabalho. Essas ações, desenvolvidas desde 2017, vem garantindo que nossa cidade conquiste cada vez mais espaço e empregos”, disse o prefeito Samuca.

E os resultados aparecem. Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), nos últimos três anos, o município recuperou 3.590 postos de trabalho dos 9.681 fechados no período entre 2013 e 2016, o que coloca Volta Redonda na posição de maior geradora de empregos do estado.

Agilidade

No Regin, estão integrados ao sistema a Junta Comercial, o Registro Civil da Pessoa Jurídica, a Receita Federal, a Secretaria de Fazenda Estadual e a Prefeitura de Volta Redonda, desburocratizando os processos de abertura e alterações das empresas, gerando novos negócios em tempo recorde.

O diretor do Departamento de Atividades Econômicas e Sociais da Secretaria Municipal de Fazenda (SMF), Wagner Chaves, destaca a agilidade do processo na cidade. “O contribuinte que vem investir na cidade não perde mais tempo, não precisa ficar andando de um lado para outro, carregando uma papelada para conseguir o alvará da prefeitura. Não precisa nem buscar o alvará, porque este documento é emitido eletronicamente no sistema. Todo o processo é eletrônico, dispensando o uso do papel. E empresa de baixo risco, o alvará é emitido em até 24 horas”, explicou o diretor.

Para o coordenador do Regin, Marcos Cunha, os avanços são significativos para a cidade. “A assinatura deste convênio foi um compromisso de campanha do governo Samuca Silva para integrar as secretarias municipais envolvidas no processo de emissão do alvará. E aproveitando a adesão ao Regin, foi criada uma sala de governança interna, onde estão todos os atores envolvidos com um representante das secretarias municipais de Fazenda, Meio Ambiente (SMMA) e Planejamento (Seplag), além da Vigilância Sanitária, para a análise da viabilidade do Regin”, explicou o coordenador do Regin e delegado da Junta Comercial, Marcus Cunha.

Ele também destacou a importância do programa para a cidade. “Os benefícios são para todos, empresário, contador, poder público, porque com a empresa em atividade, gera mais empregos, vende mais rápido e recolhe os tributos devidos também em menos tempo. Facilita a vida para os atores envolvidos na desburocratização de concessão do alvará. Quero agradecer o esforço da PMVR em bancar os custos da delegacia regional da Junta Comercial no município”, concluiu.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *