Samuca participa de audiência online com ministra Carmén Lúcia do STF
3 de abril de 2020
Jovem de Volta Redonda se destaca como cantor e compositor no Rio
3 de abril de 2020


Porto Real destaca como a quarentena pode auxiliar no combate às arboviroses

Com 3.443 imóveis inspecionados no último mês de março, a Secretaria de Saúde, através do setor de Vigilância Sanitária, prossegue com os trabalhos de combate às arboviroses (dengue, chikungunya, zika e febre amarela urbana). “A fim de conferir mais segurança à saúde dos agentes de combate às endemias, a Prefeitura resolveu reduzir parte da carga horária dos profissionais, evitando que passem muito tempo em contato com a população, como medida de contenção à Covid-19 (novo coronavírus). Outra estratégia é a ampliação do uso de equipamentos de proteção individual (EPI) e a visita domiciliar restrita às áreas externas dos imóveis”, enfatizou o prefeito Ailton Marques.

“A Vigilância Sanitária de Porto Real faz um apelo à população que encontra-se em quarentena por conta do novo coronavírus. Pedimos que aproveitem o tempo em casa para intensificarem os cuidados de seus imóveis, inclusive da área externa. É importante manter estratégias já conhecidas, como: verificar constantemente pratinhos de plantas, o recipiente de degelo das geladeiras, água acumulada nos ralos, bebedouros de animais de estimação e piscinas. Também podemos citar: não deixar caixas d’água sem tampa; não deixar acúmulo de água em calhas; baldes com restos de material de construção; bem como eliminar materiais inservíveis, tais como: latas, pneus, garrafas pets, etc.”, enfatizou o secretário de Saúde, Luiz Fernando Curty Jardim que ainda salientou a importância de abrir os imóveis para os agentes realizarem as inspeções. “Reiteramos que os agentes estão trabalhando durante a quarentena. Por isso pedimos que a população colabore não apenas com a limpeza dos quintais, mas também abrindo suas casas para que as equipes vistoriem os imóveis. Os profissionais estão orientados para que as atividades sejam realizadas com segurança, preservando a saúde não só deles, mas também da população”, avaliou Luiz Fernando.

O coordenador do Programa Municipal de Controle das Arboviroses, Wendell Reis, enumerou as medidas que a Secretaria de Saúde está tomando para que os trabalhos de combate às arboviroses possam ser realizados de forma segura. “Todas as medidas protetivas e preventivas recomendadas pelo Ministério da Saúde vêm sendo respeitadas pelos agentes. Dentre elas, o distanciamento de dois metros das pessoas e o uso de álcool em gel, máscaras e luvas. Além da vistoria ser realizada apenas na área externa do imóvel, devido ao cenário epidemiológico atual, a assinatura do morador que comprova o trabalho do agente está dispensada”, finalizou Wendell.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *