Em razão da pandemia do novo coronavírus, a Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPRJ) criou 110 polos remotos para atender a população por meio do celular, e-mail e WhatsApp, evitando assim o deslocamento nesse período de isolamento. Em funcionamento desde o último dia 23 de março, a instituição já atendeu mais de 41 mil usuários a distância, em todo o estado.
O atendimento remoto na DPRJ segue até o dia 15 de maio – mesma data fixada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para duração do regime diferenciado de trabalho no Poder Judiciário.
Nos municípios de Porto Real, Resende, Rio Claro e Volta Redonda, os polos remotos da Defensoria Pública estão à disposição da população por meio dos seguintes canais:
Porto Real
– E-mail: contatodp.portoreal@gmail.com
– Telefone: (24) 99207-1788
Resende
– E-mail: dpresendeurgencias@gmail.com
– Telefone: (24) 99259-5912
Rio Claro
– E-mail: dpunicarioclaro@gmail.com
– Telefone: (24) 99846-1681
Volta Redonda
– E-mail: dpvoltaredondaurgencias@gmail.com
– Telefone: (21) 97109-0126
Além dos 110 Polos de Atendimento Remoto, a Ouvidoria e a Central de Relacionamento com o Cidadão (CRC) da DPRJ estão funcionando a distância por meio do número de utilidade pública 129. A ligação é gratuita.
O atendimento no plantão judiciário noturno, que funciona das 18h às 11h, também tem sido realizado de forma remota, por meio do número (21) 99753-4066.
Os usuários que preferirem podem enviar ainda um e-mail para a Defensoria Pública no plantão judiciário. O endereço eletrônico é plantaodpge@yahoo.com.br.
Para ver os contatos de todos os polos remotos da DPRJ, acesse: https://coronavirus.rj.def.br.