Homem morre em troca de tiros com policiais militares em Barra Mansa
26 de junho de 2020
Contas de água em Quatis podem ser pagas até 30 de dezembro
26 de junho de 2020


Ana Hickmann doa cão de assistência para cadeirante

Cão socializado por Ana Hickmann é o primeiro treinado para essa função

O Instituto Magnus – iniciativa sem fins lucrativos que tem como objetivo contribuir para a inclusão social por meio de cães de assistência – realizou a doação da Kira, Golden Retriever socializada pela modelo e apresentadora Ana Hickmann, como cão de assistência à cadeirante, o primeiro da instituição.

A Golden foi, inicialmente, treinada para ser um cão-guia, mas durante todo o processo foram observadas suas características com o intuito de entender e respeitar sua personalidade, resultando assim na mudança de sua função. Para o treinamento, o Instituto Magnus contou com a parceria da Cão Inclusão, especialistas em cães de assistência.

“A entrega demostra o quanto o Instituto está comprometido com a inclusão social e com as pessoas com deficiência. Estamos buscando outros tipos de cães de assistência, além do cão- guia, para dar mais autonomia, segurança e qualidade de vida para aqueles que necessitam.” afirma Thiago Pereira, Gerente Geral do Instituto Magnus.

Além de ser uma companhia para a pessoa com paraplegia, o cão é treinado para ajudar em tarefas do dia a dia, como pegar objetos, abrir e fechar portas ou até mesmo chamar outra pessoa em caso de emergência, proporcionando mais autonomia e segurança ao cadeirante e deixando a rotina mais dinâmica e prática.

Depois de um processo minucioso para encontrar o parceiro ideal, o match de Kira foi com Bruno Landgraf das Neves. Para ele, a Kira foi amor à primeira vista. “Já não consigo ficar sem ela. Só de ver aquele olhar meu dia já fica melhor, é um importante apoio emocional e para o cotidiano”, declara.

Quem recebe o cão de assistência também passa por preparação para conviver com o novo parceiro de vida. Para receber a Kira, Bruno ficou quatro dias no hotel do Instituto Magnus, dentro da própria instituição. Durante esse tempo, fizeram um treinamento de vozes de comando e andar lado a lado, por exemplo. O treinamento continuará dentro da casa de Bruno, onde, a cada dia, os dois vão evoluindo.

Ana Hickmann cumpriu um dos papeis mais importantes no processo de treinamento de qualquer cão de assistência: a socialização. “Primeiro você recebe amor desses bichinhos, depois você compartilha tudo o que vive durante esse um ano com alguém que não conhece, mas que você pode fazer uma grande diferença na vida dela”, enfatiza a modelo que agora socializa a labradora Itália.

Sem famílias socializadoras não é possível formar os cães de serviço, por isso o Instituto Magnus está em uma constante busca por esses voluntários. Os interessados podem tirar todas as dúvidas e se inscrever pelo site do Instituto: www.institutomagnus.org.

Sobre o Instituto Magnus

Localizado em Salto de Pirapora, interior de São Paulo, o Instituto Magnus é uma iniciativa sem fins lucrativos, gerido pela empresa Adimax Pet. O trabalho do Instituto é contribuir para a inclusão social por meio do cão-guia em diversas esferas da sociedade, por isso, além do treinamento e entrega dos cães, suas atividades também são palestras informativas e educativas, vivências, dinâmicas de grupos e ações de divulgação para conscientização e engajamento de pessoas para a causa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *