Volta Redonda chega a 66 óbitos por coronavírus
29 de junho de 2020
Polícia Militar detém suspeito com arma e apreende drogas em Volta Redonda
29 de junho de 2020


ÁUDIO – Samuca Silva assina convênio com a UFRJ para tratamento de casos leves da Covid-19

Tratamento, utilizando Nitazoxanida, visa tratar precocemente os pacientes, evitando a evolução da doença com consequências mais graves

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, assinou um convênio com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) para tratamento de casos leves da Covid-19, o Novo Coronavírus. O anúncio foi feito na tarde desta segunda-feira, dia 29, durante a coletiva de imprensa no auditório do Palácio 17 de Julho. O tratamento, que utiliza a Nitazoxanida, visa tratar precocemente os pacientes, impedindo que a doença tenha uma evolução com consequências mais graves.

De acordo com o infectologista da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EFRJ), Dr. Edimilson Migowski, esse medicamento é seguro e eficaz também no tratamento de outras doenças, como dengue, zika e chikungunya. “Ao fazer o tratamento precoce a gente consegue evitar que a doença evolua e, assim, impedimos também a ocupação dos leitos”, frisou.

O infectologista explicou ainda alguns mecanismos de ação do medicamento, como reduzir a produção de interleucina 6, que provoca a “tempestade” inflamatória; e reduzir o metabolismo mitocondrial e, consequentemente, a capacidade das células replicarem os componentes dos vírus; entre outros.

Samuca aproveitou para deixar claro que o tratamento não substitui o isolamento social. “Fazer o isolamento ainda é a melhor forma de não contrair a doença. Esse tratamento vai tratar os casos leves e os pacientes também serão acompanhados pela universidade”, afirmou o prefeito.

Na primeira fase os pacientes vão até o Centro de Triagem e, através da assinatura de um termo de aceitação, receberão o medicamento. Numa próxima fase a intenção é a criação de uma central de atendimento para que os pacientes possam solicitar a medicação.

Daqui a quatro dias será iniciado o processo de compra dos medicamentos através de um pregão e as equipes dos Centros de Triagem serão capacitadas para seguir esse novo protocolo. “Esse é um passo importante. Talvez Volta Redonda seja a única cidade no país a ter esse protocolo regulamentado”, disse o prefeito.

Durante a coletiva, os dados de contaminação por Covid-19 na cidade também foram atualizados. Agora são 1.576 casos confirmados e 6.215 notificados como suspeitos. Os curados são 1.207 e 1.902 exames deram negativos. O número de óbitos aumentou em Volta Redonda, chegando a 66. Houve um aumento de 0,74% dos casos suspeitos, ocupação de 7,89% dos leitos do Hospital de Campanha e 44% dos leitos de UTI da rede municipal.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *