Direção Nacional do PDT confirma pré-candidatura de Gerson Antunes para prefeitura de VR
24 de julho de 2020
Policia Militar apreende drogas no bairro Retiro
24 de julho de 2020


Volta Redonda Cidade da Música e Orquestra Sinfônica Nacional fazem intercâmbio musical

Cinquenta alunos do projeto são beneficiados com aulas online realizadas entre julho e novembro deste ano

O Projeto Volta Redonda Cidade da Música (VRCM) e a Orquestra Sinfônica Nacional (OSN) da UFF (Universidade Federal Fluminense) promovem intercâmbio na área da educação musical. A tecnologia se tornou aliada neste momento em que a pandemia da Covid-19 desafia a prática orquestral e as apresentações artísticas. A programação, que começou no dia 1º de julho e vai até novembro, inclui aulas online e lives.

O intercâmbio oferece uma nova forma metodológica e didático-pedagógica para diversificar e enriquecer o processo de aprendizado musical de 50 jovens, com idades entre 15 e 18 anos, integrantes da Banda de Concerto e Orquestra de Cordas do Projeto Volta Redonda Cidade da Música. O trabalho musical é desenvolvido com exercícios de técnica diária do instrumento e sugestão de repertório pelos professores, a partir do que cada aluno vem estudando.

Na prática, uma plataforma de videoconferência aproxima os 35 músicos profissionais dos estudantes, que são orientados por monitores e professores do projeto. Os alunos têm aulas virtuais de clarineta, contrabaixo, flauta, percussão, trombone, tuba, trompa, trompete, viola, violino e violoncelo. Quando possível, as aulas são realizadas com a estrutura online na sede do projeto, no bairro Vila Mury, respeitando os protocolos sanitários e de distanciamento necessários para evitar o contágio pelo novo coronavírus.

A parceria também inclui lives especiais para os jovens músicos com residentes da Universidade Federal Fluminense como os grupos Música Antiga da UFF e Quarteto de Cordas da UFF e o fagotista Jeferson Souza (OSN). Além disso, está prevista a produção de um documentário sobre o intercâmbio educativo-musical entre a OSN e o Volta Redonda Cidade da Música.

Uma das coordenadoras do projeto em Volta Redonda, a maestrina Sarah Higino, avisa que o relacionamento com a universidade não surgiu agora. “Há anos a Orquestra de Cordas de Volta Redonda é convidada para participar da série de concertos que a Orquestra Sinfônica Nacional realiza no Teatro da UFF, em Niterói”, lembrou.

Ela acrescentou que, neste momento de pandemia, quando fomos obrigados a diminuir nossas atividades, o músico que está acostumado a trabalhar em conjunto também teve que se adequar às novas diretrizes que inclui o distanciamento social. “Ao mesmo tempo, o musicista precisa se manter tecnicamente e musicalmente ativo. Daí surgiu a ideia do intercâmbio musical entre a OSN e o VR Cidade da Música. O encontro online aproxima e gera conhecimento e troca de experiências”, disse Sarah.

O Volta Redonda Cidade da Música foi idealizado e implantado há 46 anos pelo professor e maestro Nicolau Martins de Oliveira e hoje também é coordenado pela maestrina Sarah Higino e pelo maestro José Sérgio Torres da Rocha.

Para o prefeito Samuca Silva, a música é uma expressão artística importante, presente no cotidiano da maioria das pessoas. “Estimular a prática, desde a infância, e oferecer a formação adequada na área é também um dos papéis do poder público para promover a educação da população”, disse o prefeito, reforçando que o “Cidade da Música” cumpre este papel com maestria em Volta Redonda.

O projeto abrange 39 escolas da Rede Municipal de Ensino – unidades da Secretaria Municipal de Educação (SME) e Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda), alcançando 4,6 mil crianças, adolescentes e jovens, dos ensinos Fundamental e Médio. É considerado um celeiro de talentos e, de 1974 até hoje, já formou uma série de músicos que se profissionalizaram em conjuntos e orquestras no Brasil e no exterior.

A OSN-UFF, parceira do projeto em Volta Redonda, tem 59 anos de fundação. É uma das principais orquestras do meio musical brasileiro e, em sua missão de fomentar e difundir a música brasileira de concerto, acumula experiências no campo da educação, realizando aulas de campo, concertos didáticos, projetos itinerantes e extensionistas no estado do Rio de Janeiro.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *