Prefeita em exercício desmente notícias sobre volta as aulas em fevereiro em Barra Mansa
20 de dezembro de 2020
Motociclista fica ferido em acidente em Três Poços
21 de dezembro de 2020


Arquitetos e engenheiros fazem visita técnica ao ‘bairro da estação’ em Volta Redonda

É comum no tempo do Natal visitas e doações às pessoas em estado de vulnerabilidade, atitudes louváveis. Nesta linha, com um diferencial inédito, um grupo de voluntários (as) das áreas de arquitetura e engenharia de posse de seus saberes e conhecimentos técnicos, no sábado (19), realizaram ‘visita solidária técnica’ ao bairro ‘Pátio da Estação’, local invisível no centro da cidade, localizado em frente da Rodoviária Francisco Torres.

O grupo composto por José Gomes e Laura Jane, ambos arquitetos e Renan Henrique, engenheiro civil, estiveram no local pela primeira vez. A equipe ambiental do MEP levou os profissionais ao local e ficaram impressionados com a falta de acessibilidade e mobilidade das 17 famílias residentes na localidade, algumas com mais de 30 anos de moradia no local.

– Impactou-me o fato de ser uma comunidade totalmente invisível para a sociedade e os poderes públicos. São pessoas, algumas há mais de 30 anos no local, que incrustados entre a linha férrea e usina em espaço que a eles pertencem, por direito estão agredidos na sua dignidade. É grave, e muito triste presenciar isto – declarou o professor José Gomes, arquiteto aposentado ao conversar com os moradores e observar a situação estrutural.

Reações:

Fátima e a filha Letícia, moradoras, há mais de 30 anos relatou estar cansada e desesperançada.

– Ninguém olha pela gente, já vieram aqui estudantes, advogados, um grupo de engenheiros e não deram solução. Daqui não sairemos para morar em caixotes, queremos que dêem um jeito no acesso. É triste ver doentes, idosos sendo carregados escada acima, e até falecido em saco, pois nem funerária entra aqui, – desabafou indignada Fátima.

ENCAMINHAMENTOS

Após visita e avaliação estrutural do local, os técnicos, a partir dos indicadores dos moradores farão uma proposta emergencial para solução de acesso vertical com olhares para travessia da Rodovia 393. “Vamos trocar ideias e montar coletivamente algo alternativo e viável e apresentar à comunidade”. Indicou Laura Jane, arquiteta, ligada à Associação dos Engenheiros e Arquitetos de VR.

O engenheiro Renan Henrique fez várias anotações e acredita que o trabalho coletivo fará a diferença. “Vamos trocando ideias no grupo e incorporando outros atores, certamente encontraremos uma solução viável”.

Ciente da visita, a professora Silvia Real, da Equipe Ambiental do MEP louvou a iniciativa. – A iniciativa do MEP e dos profissionais nesta visita e na procura de alternativas é exemplar. Sugiro aos técnicos incorporarem o trabalho como elemento do Seminário Socioambiental e de Políticas Urbanas que Movimento realizará em 2021, e claro somada à necessária visibilidade e movimentação da sociedade para acelerar as demandas mais urgentes dos moradores, afirmou Silvia Real, também conselheira do MEP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *