Covid-19: Pinheiral registra 28º caso de óbito
20 de janeiro de 2021
Prefeitura de Resende promove vacinação no asilo Nicolino Gulhot
20 de janeiro de 2021


Idosos residentes em ILPI são imunizados no segundo dia de vacinação em Barra Mansa

Na noite de terça-feira, profissionais da Santa Casa e de unidades sentinelas receberam a aplicação da primeira dose

Barra Mansa entrou nesta quarta-feira (20) no segundo dia de vacinação contra a Covid-19. Seguindo o cronograma definido pelo Ministério da Saúde, equipes da Secretaria Municipal de Saúde foram até as instituições de longa permanência (ILPI) para aplicar a primeira dose nos idosos e funcionários dos locais. Ao todo foram imunizadas 173 pessoas.

No período da manhã, as ILPIs visitadas foram o Lar dos Velhinhos São José, no bairro Vista Alegre, e Vila Vicentina, no Ano Bom. Na parte da tarde, a equipe esteve no Lar da Sabedoria e Fraternidade, antigo Asilo da Mendicidade, no Estamparia.

A ação dá continuidade ao trabalho iniciado nesta terça-feira (19). Após a vacinação dos profissionais do Centro de Triagem e Tratamento da Covid-19, equipes da Saúde imunizaram os profissionais da Santa Casa de Misericórdia e das unidades Sentinelas, que são as USFs dos bairros Bocaininha, Vila Orlandélia, Siderlândia, Sirene do Boa Sorte e Clínica da Família, no Vista Alegre.

O secretário de Saúde, Dr. Sergio Gomes, falou sobre esses primeiros dias de vacinação. “Conforme a orientação do Ministério da Saúde, estamos atuando nos grupos prioritários que são aqueles profissionais que estão na linha de frente, os idosos em ILPIs e seus funcionários, e a nossa rede de saúde, dando destaque aos vacinadores”.

A primeira idosa a ser vacinada no município, Líria da Conceição, tem 78 anos e reside no Lar dos Velhinhos São José. Ela, que vivenciou outros casos de doenças contagiosas, falou sobre a importância da imunização. “Na minha época o sarampo, varicela e catapora eram doenças perigosas. Também não podíamos sair de casa. A história se repete e eu quero tomar a vacina para evitar coisa pior. Eu tenho esperança que essa doença vai acabar, porque a vida é o que temos de mais precioso”.

Avelino Souza Filho completou 91 anos no dia 4 de janeiro e disse que a vacinação foi o seu presente de aniversário. “Não podia desejar nada melhor para o meu aniversário. Estamos indo devagar, mas estamos chegando. A gente cai, levanta, mas continua, não podemos desistir. Vamos vencer a doença”.

Até o momento, foram vacinados 36 funcionários do Centro de Triagem e Tratamento da Covid-19, 39 da UPA Centro, 33 do Hospital da Mulher, 22 das Sentinelas e futuramente serão imunizados 10 integrantes da equipe da Vigilância em Saúde que atuam na linha de frente do combate à Covid-19.

Entre os profissionais de saúde já vacinados está a técnica de enfermagem Laís Batista, que falou sobre receber a primeira dose da vacina. “Para nós é um alívio. Sou da equipe do setor do PS Covid e vimos o crescimento da doença. Vejo essa vacina como um começo, uma vitória. A sensação é de que estamos vencendo”.

A enfermeira da Santa Casa, Caroline Carneiro Riguete, aplicou as doses nos colegas de profissão e expressou sua emoção. “Estou extremamente feliz. Esperei muito por esse momento. Eu sei o quanto foi difícil chegar até aqui, os funcionários muito cansados. Espero de coração que em pouco tempo todos estejam imunizados”.

Protocolos da vacinação

Esclarecendo a dúvida de alguns munícipes, a coordenadora do Departamento de Imunização, Marlene Fialho,  explicou porque não são utilizadas as luvas durante a aplicação de vacinas. “A gente tem notas técnicas do Programa Nacional de Imunizações de que não é preciso usar luvas para a aplicação de vacinas, pois a vacinação é um procedimento limpo, onde a gente não tem contato com o sangue do paciente. O uso da luva é para a proteção do profissional. O que importa é que este profissional esteja com as mãos higienizadas, através do uso de álcool 70º ou lavando as mãos. Este é o cuidado que se tem que ter”.  Fotos: Paulo Dimas e Felipe Vieira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *