Centro de Educação Infantil no Volta Grande será reformado e ampliado em Volta Redonda
23 de fevereiro de 2021
Procon de Volta Redonda alerta para ‘golpe do motoboy’ após receber denúncias de consumidores
23 de fevereiro de 2021


Estudantes da rede pública de Volta Redonda retornam às aulas remotas em nova plataforma

Ferramenta de ensino atende desde a Educação Infantil até o Ensino Médio e continuará sendo usada no sistema híbrido

As aulas remotas da rede municipal de Volta Redonda estão em uma nova plataforma, o Google Sala de Aula (Classroom) – enquanto o sistema híbrido, que mistura aulas online com presenciais não retorna.

A ferramenta gratuita de ensino atende a toda a rede desde a Educação Infantil até o Ensino Médio e teve sua primeira aula nesta segunda-feira, dia 22. Hoje, são aproximadamente 40 mil estudantes matriculados na rede pública municipal.

De acordo com o diretor da Escola Municipal Walmir de Freitas Monteiro e coordenador do Centro de Mídias Educacionais da Secretaria Municipal de Educação (SME), Felipe Nóbrega, o uso do Google Sala de Aula foi bem recebido por estudantes e responsáveis neste primeiro dia.

“O feedback foi muito bacana. A gente ficou até um pouco assustado, porque por ser em uma nova plataforma, imaginávamos ter algum tipo de dificuldade de adaptação, mas o índice de erro foi baixíssimo, com problemas bem pontuais”, comemorou Felipe, informando que neste primeiro dia de aula 19.500 estudantes participaram das atividades utilizando o Google Sala de Aula.

O coordenador do Centro de Mídias Educacionais lembrou que a Secretaria de Educação está traçando estratégias para produzir conteúdos que garantam a participação de todos os alunos; isso inclui materiais impressos, videoaulas e podcasts.

“Nós estamos querendo estar no mesmo ambiente que essas crianças e jovens. Produzir conteúdos com uma linguagem simples e que eles estão acostumados a consumir na internet, como por exemplo: videoaulas, podcasts e até memes. Além disso, também estamos traçando estratégias para atender aqueles que não têm acesso a internet, disponibilizando todo o conteúdo em materiais impressos”, destacou Felipe.

O professor frisou que é necessário que tanto alunos quanto pais e responsáveis estejam cientes de como utilizar a nova plataforma de ensino, porque ela será utilizada até mesmo com o retorno das aulas no sistema híbrido.

“A gente pede que os alunos, as famílias, deem uma chance para a nova plataforma, porque ela veio para ficar. Ela não vai parar de ser usada. Então é importante que quem tenha dúvidas as tire e possa desfrutar do que a tecnologia oferece de bom”, afirmou, informando que um suporte técnico voltado para pais e responsáveis deve ser criado em breve.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *