Homem é preso por agredir namorada no bairro Ano Bom
25 de fevereiro de 2021
Rapaz é preso suspeito de furto de moto, em Volta Redonda
25 de fevereiro de 2021


Secretaria de Estratégia Governamental debate melhorias com Conselho Tutelar de Volta Redonda

A Secretaria Municipal de Estratégia Governamental (Gegov) se reuniu, na manhã desta quinta-feira, dia 25, com os atuais conselheiros tutelares de Volta Redonda. O objetivo foi discutir melhorias na estrutura do funcionamento das sedes do Conselho Tutelar I e II, localizadas nos bairros Aterrado e Retiro. Os conselheiros apresentaram também ao titular da Pasta, Carlos Macedo da Costa, reivindicações para melhorar o atendimento à população e na acessibilidade.

O Conselho Tutelar é o órgão de proteção e garantia dos direitos dos menores, segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Desta forma, tem como função agir sempre que os direitos de crianças e adolescentes forem ameaçados ou violados pela sociedade, Estado, pais, responsável, ou em razão de sua própria conduta.

O secretário Carlos Macedo comentou que as sedes do Conselho Tutelar I e II foram inauguradas no governo do prefeito Antonio Francisco Neto nos anos de 2011 e 2015. Além disso, o secretário elogiou o trabalho dos conselheiros pela coragem e disponibilidade de assumir a missão para a qual foram eleitos, se colocando à disposição para ouvir as reivindicações. “Desde os primeiros dias de trabalho minha equipe tem se engajado no sentido de atender às necessidades dos conselheiros. Esse diálogo fortalece o entendimento do Poder Público para as questões da Criança e do Adolescente”, disse Carlos Macedo da Costa.

O prefeito Antonio Francisco Neto foi até a reunião para cumprimentar os conselheiros tutelares e ressaltou dois pontos: o momento difícil da cidade e a importância do trabalho dos conselheiros.

“Temos uma crise econômica e financeira, além de uma pandemia. Essa situação exige muito de todos nós, assim como também dos conselheiros. Vamos caminhar juntos para garantir os direitos e deveres da sociedade”, destacou.

A atuação do Conselho Tutelar tem acompanhamento de órgãos que zelam pelos direitos da Criança e do Adolescente, como o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e o Ministério Público.

A atual composição de conselheiros tutelares tomou posse em janeiro de 2020, através do Decreto 15.959, tendo a seguinte composição:
Conselho Tutelar I: Márcia de Souza Cruz e Silva, Denise Gonçalves Vieira Silva, Bruno Baptista Nicolau, Juliana Ariella Santos de Almeida, Lígia da Silva Penha Pereira.
Conselho Tutelar II: Douglas José de Lima Pereira, Osmar Teófilo Maia, Alessanda Silva de Oliveira Mattos, Elizabete Pereira da Silva Tiago, Richard Nunes.
Os suplentes são: Angélica Gabrienne Camila Alves Santos, Daniela Aparecida de Souza Pecegueiro Gastão, Rodnei de Souza Oliveira, Margarete Aparecida Ferreira Bafa Teixeira, Vilmar Alberto Casalli, Bianca de Almeida Costa Alves.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *