Vacinação em homens de 63 anos completos e segunda dose para idosos de 74 anos
13 de abril de 2021
Meio Ambiente e Saae-BM debatem sobre recursos para investimentos em esgotamento sanitário
13 de abril de 2021


Obras do Palácio Barão de Guapy entram em fase final

Reforma preservou elementos históricos da construção original

Um dos principais prédios de Barra Mansa, o Palácio Barão de Guapy, está entrando em fase final de restauração. As obras, com previsão de conclusão para os próximos meses, preservaram as características arquitetônicas originais e incluem recuperação da fachada e do piso térreo, pintura, nova rede elétrica, climatização e uma área de lazer.

O prefeito Rodrigo Drable tem acompanhado de perto a evolução dos serviços e falou sobre a restauração. “Esta é uma obra que todos nós estamos ansiosos há muito tempo para que ela seja concluída. É uma obra que foi abandonada pelo empreiteiro, teve problemas no financiamento da Caixa Econômica, mas que agora está andando e em breve vai ser entregue. A gente está concluindo a concretagem do piso e com isso os resultados visuais desse andamento vão ser mais perceptíveis”.

O presidente da Fundação Cultura Barra Mansa detalhou o andamento das obras. “A parte mais crítica e sensível já está muito avançada, que é a recuperação do prédio. Faltam as esquadrias de madeira do segundo andar e a nova instalação elétrica. O prédio foi concluído em 1861 e a energia elétrica chegou em Barra Mansa em 1910. A instalação elétrica entrava pela fachada. Vamos remover tudo isso e fazer o cabeamento subterrâneo”.

Uma das novidades é a criação de um espaço aberto, anexo ao prédio, que será futuramente utilizado para a realização de pequenos eventos, como peças de teatro, apresentações musicais e gastronomia. “Em algum momento na história, os canteiros foram construídos colados ao prédio para afastar as pessoas. Agora isso mudou. A ideia é que as pessoas se aproximem, tomem posse daquele lugar, porque ele pertence à população. Nos preocupamos com a acessibilidade no entorno e instalamos pisos táteis e de alto contraste para dar locomoção para pessoas cegas e de baixa visão. O objetivo é o encontro do prédio histórico com a praça no século 21”, explicou Bravo.

A reforma foi aprovada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural, o Inepac, e realizada após um estudo aprofundado sobre elementos arquitetônicos, utilizando fotos, imagens e a planta, além de uma prospecção estratigráfica, que é uma análise em relação às camadas de tinta aplicadas ao longo do tempo, para chegar na cor original.

Bravo destacou o cuidado que a prefeitura e a Fundação Cultura tiveram em manter a identidade do local. “O processo de restauração estava há quatro anos travado, porque o Inepac não aprovava a proposta arquitetônica da outra gestão. Fizemos do jeito certo e tomamos como inspiração e referência o projeto original. Levamos em consideração a sinuosidade dos canteiros proposta por Auguste François Marie Glaziou no Parque Centenário. Para nós é um privilégio ter um parque com a assinatura do Glaziou”.

Mesmo durante as obras, a Fundação Cultura e a Biblioteca Municipal Adelaide Franco estão funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, seguindo todos os protocolos de segurança contra a Covid-19. Atendimentos podem ser agendados pelo telefone 3029-9365 ou pelo Facebook: /culturabarramansa.

Palácio Barão de Guapy

O palácio começou a ser construído em 1836. A obra ficou paralisada até 1857, quando foi reiniciada pelo presidente Comendador Lucas Antônio Monteiro de Barros e inaugurada no dia 3 de outubro de 1861, na administração de Joaquim José Ferraz de Oliveira, o Barão de Guapy.

Inicialmente, o prédio passou a abrigar a Câmara Municipal e o Poder Judiciário. Mais tarde, em 1873, foi criada a Biblioteca Pública Municipal e em 1914, a Prefeitura Municipal, que também foi instalada no local.

Tombado pelo Inepac, o Palácio Barão de Gaupy é o mais rico exemplar neoclássico do município, valorizado pelo requinte das fachadas, com a presença de vãos em arco pleno individualizados pela série de pilastras verticais com delicados capitéis. A cobertura da fachada é arrematada em toda sua extensão por balaústres e um frontão triangular decorado com o Brasão Imperial. Fotos: Paulo Dimas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *