Smac reabre o 21º Cras de Volta Redonda
11 de junho de 2021
Prefeitura de Volta Redonda defende calendário único de vacinação do Estado prevendo imunização por idade
11 de junho de 2021


Covid-19 – Estudo técnico pede reposição de doses aplicadas pela prefeitura em pessoas de fora de Volta Redonda

VACINA

Cidade pólo regional de saúde e educação, Volta Redonda pode receber 15 mil doses a mais de vacina contra Covid-19

O Governo do Estado deverá mandar 15 mil doses a mais de vacina contra a Covid-19 nas próximas remessas que forem remetidas a Volta Redonda. O objetivo é cobrir as doses usadas na vacinação de pessoas que não são moradoras da cidade, mas que trabalham aqui. O montante será diluído em etapas e foi calculado a partir de um estudo técnico da Secretaria Municipal de Saúde, a partir de dados do sistema municipal, estadual e federal. O pleito já foi apresentado às autoridades que cuidam do Plano Nacional de Imunização (PNI) em território fluminense e considerado justo, diante das explicações dadas pela Prefeitura de Volta Redonda.

No estudo, foi apresentado que Volta Redonda é a cidade com maior população na região Sul Fluminense, além de concentrar a maioria dos hospitais (públicos e particulares) e das universidades (públicas e particulares). Da mesma forma, tem também o maior número de escolas e é a cidade que mais oferece serviços de saúde nas mais diversas áreas.

A rede de Saúde do Município de Volta Redonda, contemplam os serviços dos Hospitais públicos (Hospital Municipal Dr. Munir Rafful, São João Batista, Regional e Nelson Gonçalves). Hospitais privados (Unimed, Viver Mais, Santa Cecília e Hinja). E não estamos falando só de médicos, mas de todo pessoal envolvido e que já foram vacinados”, disse a secretária de Saúde, Maria da Conceição de Souza Rocha.

Foi constatado no estudo, por exemplo, que inicialmente a previsão das autoridades estaduais e federais era de vacinar 12 mil profissionais de saúde. No entanto, no cadastro do próprio governo federal (Localiza SUS) já consta que 28.997 pessoas ligadas ao setor receberam ao menos a primeira dose. Em outra ponta, mas com o mesmo viés, está a Educação. Das 5.103 doses aplicadas em profissionais da área, 1,4 mil eram de pessoas de foras que tinham contracheque comprovando trabalhar em escolas ou universidades locais.

“O cadastro estava muito desatualizado e já passamos ao Ministério e a Secretaria de Estado de Saúde o percentual de pessoas que não são moradores de Volta Redonda. A cidade tem os benefícios de ser um grande pólo, mas também tem o ônus e não pode arcar com isso sozinha em meio a uma pandemia”, disse Conceição.

Diante do caráter de universalidade do Sistema Único de Saúde (SUS) e também para evitar que as pessoas mais vulneráveis fossem infectadas, a Prefeitura optou por vacinar também os trabalhadores vindos de fora de Volta Redonda.

“São pessoas que passam o dia todo aqui, andando, comendo, trabalhando. Não tem lógica não vacinar e deixar alguém sem imunização ficar circulando na cidade dentro dos grupos prioritários. Mostramos que seguimos o que preconiza a lei e as regras sanitárias. Importante ressaltar que não estamos sendo premiados com mais doses, mas apenas recebendo a cota justa”, citou Conceição.

Mesmo diante de tantas dificuldades, o estudo usou dados do próprio Ministério da Saúde para destacar os bons índices obtidos na vacinação local e o interesse da população de Volta Redonda em se vacinar.

“Considerando a distribuição de doses com foco no critério da estimativa populacional residente, tem havido dificuldades para acelerar a vacinação na população em geral, frente à excelente adesão dos cidadãos de Volta Redonda, garantindo, inclusive, a maior cobertura de primeiras doses entre os municípios mais populosos do Estado”, diz o estudo, que finaliza:

“Portanto, solicita-se da área técnica de imunizações reajuste nas cotas vacinais enviadas, para que haja compensação pelas doses aplicadas em não munícipes, até o momento (15.835) e permitir a continuidade e avanço da política de inclusão à vacina, com excelentes resultados”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *