Covid-19 – Estudo técnico pede reposição de doses aplicadas pela prefeitura em pessoas de fora de Volta Redonda
11 de junho de 2021
Policiais militares apreendem droga no bairro Vila Brasília
11 de junho de 2021

Prefeitura de Volta Redonda defende calendário único de vacinação do Estado prevendo imunização por idade

Além disso, Secretaria Estadual de Saúde (SES) sugere vacinação simultânea dos trabalhadores da limpeza urbana

A secretária de Saúde de Volta Redonda, Maria da Conceição de Souza Rocha, anunciou nesta sexta-feira, dia 11, que a cidade vai priorizar a vacinação contra Covid-19 por idade. A decisão foi tomada após reunião do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS) junto à Secretaria Estadual de Saúde (SES).

Volta Redonda, desde o início da campanha nacional de vacinação, seguiu ao Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde, que determinou a vacinação prioritária de determinados grupos, incluindo idosos acima de 60 anos, profissionais de saúde da linha de frente de combate à Covid-19, pessoas com comorbidades, deficiências e outros.

No entanto, a Secretaria Municipal sempre destacou que a vacinação por idade seria o mais adequado ao momento e defendeu essa posição na última reunião.

A secretária Conceição foi uma das defensoras da proposta e já fez a adesão oficial de Volta Redonda à segunda edição do Calendário Único de Vacinação da SES. Com isso, foi estabelecida a vacinação por idade da população em geral, seguindo a ordem decrescente de idade, com a chegada de novas remessas de vacinas, que já serão destinadas a esse público.

Conceição comentou que o último grupo a ser priorizado conforme o PNI (Plano Nacional de Imunização) será o de trabalhadores da limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos.

“Vamos antecipar o calendário do grupo dos trabalhadores da limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, devendo esses trabalhadores serem vacinados até o final do mês de julho em nossa cidade”, citou a secretária de Saúde.

No entanto, Conceição frisou que o andamento do calendário aprovado na reunião depende exclusivamente da chegada de novas remessas.

Calendário aprovado e que depende da chegada de novas remessas

População em geral de 54 a 45 anos e trabalhadores da limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos – vacinação prevista para julho;
População em geral de 44 a 35 anos – vacinação prevista para agosto;
População em geral de 34 a 25 anos – vacinação prevista para setembro;
População em geral de 24 a 18 anos – vacinação prevista para outubro.

A Prefeitura de Volta Redonda esclarece que o calendário unificado previsto acima poderá sofrer alterações dependendo do contexto pandêmico e/ou da quantidade de remessas recebidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *