Motociclista fica ferido no bairro Vila Mury
30 de julho de 2021
Homem é morto na frente do filho em Vargem Alegre
31 de julho de 2021


Mais de duas mil pessoas conseguiram retirar seus documentos através do ‘Plantando Cidadania’

De acordo com levantamento da SMAC, durante a ação foram emitidos mais de três mil documentos

Criado pela Secretaria Municipal de Ação Social (SMAC), o projeto “Plantando Cidadania” permitiu que mais de duas mil pessoas pudessem ter de volta os seus documentos e resgatar a sua cidadania. Ao todo, mais de três mil documentos foram emitidos durante essa semana, entre os dias 26 e 30.

O projeto foi criado com objetivo inicial de possibilitar que pessoas atendidas pela rede de assistência social da cidade pudessem retirar documentos pessoais ou obter a segunda via de forma gratuita. No entanto, segundo a organização, a proposta superou as expectativas do Poder Público e atendeu mais cidadãos do que o esperado.

O secretário municipal de Ação Comunitária, Munir Francisco, ressaltou que as filas que se formaram refletiram o descaso com o trabalho social durante os últimos anos.
“A fila é do tamanho do descaso social. Não sabíamos que Volta Redonda tinha tantas pessoas sem os seus documentos pessoais. E isso reflete em outros setores da cidade. Estamos resgatando a cidadania dessas pessoas, que agora poderão, inclusive, voltar para o mercado de trabalho. Só quem acompanhou as ações durante essa semana pode mensurar a felicidade de cada pessoa que conseguiu retirar os seus documentos”, disse o secretário.

Durante a ação, que contou com a parceria do Detran, da Fundação Leão XIII e da Junta Militar, foi emitidos carteira de identidade, CPF, certidões de nascimento, casamento e óbito, além de certificado de reservista.

Mudança de atendimento no Detran
Devido a ajustes no sistema do Detran de Volta Redonda, o atendimento da campanha “Plantando Cidadania” no órgão sofreu alterações nas suas datas de agendamento.
As 100 pessoas agendadas para o dia 31/07 foram transferidas para o dia 23/08; já as 80 pessoas agendadas para o dia 02/08 foram transferidas para o dia 24/08 e as 80 pessoas agendadas para o dia 03/08 foram transferidas para o dia 25/08. O atendimento será de 07 da manhã às 16 horas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *