Motociclista fica ferido em acidente no bairro Conforto
31 de julho de 2021
Volta Redonda prepara Conferência de Assistência Social
31 de julho de 2021


Prefeitura inaugura abrigo para atender pessoas em situação de rua em Barra Mansa

A unidade atende nos sistemas permanente e de pernoite. Usuários receberam a vacina anti Covid

O prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, e a vice-prefeita, Fátima Lima, acompanhados do secretário de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Matheus Quintal e do secretário municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, J. Chagas, inauguraram oficialmente na manhã deste sábado, 31 de julho, o abrigo Mário Antônio de Carvalho (Pinguilim), no bairro Siderlândia. A unidade tem na coordenação Rosângela Nogueira da Silva e é voltada para atender pessoas em situação de rua de forma permanente e também em sistema de albergue. Os usuários já receberam a vacina contra a Covid-19.

Também estiveram presentes à solenidade, a esposa do homenageado que leva o nome do abrigo, Denise de Carvalho, secretários municipais, o presidente do Legislativo, Luiz Furlani e demais vereadores.

A escolha de Pinguilim, como era carinhosamente conhecido, primeira vítima fatal da Covid no município, para dar nome ao abrigo foi feita em virtude de tudo o que ele representa para a cidade, seja como presidente do BMFC ou na sua paixão pela cidade.

Na cerimônia, Drable destacou que a pandemia da Covid-19 levou pessoas amadas, mas deixou uma grande lição. “Barra Mansa foi a primeira cidade do Estado do Rio de Janeiro a identificar uma paciente contaminada pelo vírus em março do ano passado. Na época, não sabíamos como lidar com a doença, faltavam informações. Tivemos que aprender sobre os protocolos, as medidas de prevenção, o tratamento e reestruturar a nossa rede de saúde. Isso foi um aprendizado muito importante que nos tornou referência para outras cidades do Estado e região”, disse.

O prefeito detalhou ainda que o abrigo temporário foi outra medida adotada naquele período. “Tínhamos uma grande preocupação em manter as pessoas em situação de rua longe dos riscos de contaminação. Assim, estruturamos um abrigo temporário no antigo Grêmio Nestlé. Lá, a ex-secretária de Assistência, a Ruthinha e sua equipe, assim como, os integrantes do Grupo Acolher, desenvolveram um belíssimo trabalho com a escuta das pessoas sobre as suas fragilidades, a oportunidade de participar da oficina de pães e confeitaria, além do cultivo de hortaliças. O resultado superou nossas expectativas, inclusive com a reinserção familiar, social e de trabalho de alguns abrigados. Agora, estamos ampliando este trabalho. Diante das baixas temperaturas registradas no inverno, oferecemos às pessoas em condições de vulnerabilidade a oportunidade do abrigo permanente, com condições para banhos quentes, higiene, refeições e estrutura adequada de acompanhamento social e psicológico visando o resgate de vínculos afetivos familiares. Já aqueles que ainda encontram dificuldades para permanecerem na unidade, temos a opção do albergue, que funciona para pernoite entre 19:00 e 08:00”.

O secretário Matheus Quintal, comentou sobre os números da violência contra a mulher durante a pandemia. “Tivemos um aumento de 45% dos casos. A rede de CIAMs (Centros de Atendimento da Mulher) registrou 4.031 atendimentos entre janeiro e maio deste ano. Precisamos extirpar esse mal da sociedade. Com relação à Prefeitura de Barra Mansa, estamos fortalecendo nossa parceria e, brevemente, vamos reabrir o Restaurante Popular, levando comida para as pessoas que mais precisam”.

Ainda durante a cerimônia, o secretário J. Chagas agradeceu a toda equipe da prefeitura que contribuiu para a abertura do abrigo. “Essa é uma oportunidade para melhorar as condições de vida das pessoas em situação de rua”.

O deputado estadual Marcelo Cabeleireiro, um dos intermediadores para a reabertura do Restaurante Popular, ressaltou a importância do abrigo. “É mais uma ação do prefeito da nossa cidade voltada para atender as pessoas que perderam seus vínculos afetivos e sociais. Quanto à reabertura do Restaurante, este importante equipamento público suprirá a necessidade alimentar de muitos trabalhadores”.

Já o presidente do Legislativo, Luiz Furlani, comentou  que os trabalhos desenvolvidos pela área de Assistência Social permitem o resgate de uma determinada camada da população e  levam esperança ao povo.

Rodrigo Drable anuncia obras

Ainda durante a inauguração do abrigo, o prefeito afirmou que a parceria com o governador Cláudio Castro tem produzido bons resultados para Barra Mansa. Já nos próximos meses, 114 ruas do município receberão serviços de infraestrutura, o que corresponde a 35 Km de pavimentação asfáltica.

Uma nova ponte será construída nas proximidades do Fórum. O Parque da Cidade será remodelado e estruturado como ponto de convergência regional de esporte e lazer e a Sirene da Vila Nova transformada em uma nova unidade de saúde. “Estamos vivendo um momento diferenciado nessa relação com o governador Cláudio Castro”.

Após o encerramento da cerimônia, Rodrigo Drable, Matheus Quintal, J. Chagas e Luiz Furlani estiveram nas proximidades do imóvel onde funcionou o Restaurante Popular e na Santa Casa, onde verificaram o andamento das obras que estão sendo realizadas no hospital, assim como os serviços ofertados. Fotos: Paulo Dimas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *