Guarda Municipal detém suspeito e recupera carro furtado em Volta Redonda
23 de setembro de 2021
Prefeitura de Porto Real inicia troca da frota de ambulâncias
23 de setembro de 2021


Sorteados recebem chaves de boxes dos Mercados Populares em Volta Redonda

Prefeitura contemplou 21 empreendedores durante cerimônia na Smac

A Prefeitura de Volta Redonda, através do Banco da Cidadania (órgão ligado à secretaria de Ação Comunitária – Smac), entregou nesta quinta-feira, dia 23, os termos permissionários para 21 sorteados que poderão utilizar boxes dos Mercados Populares. A solenidade aconteceu no auditório da Smac, no Aterrado, com a entrega das chaves realizada pelo secretário municipal de Ação Comunitária, Munir Francisco, e o gestor do Banco da Cidadania, Fernando Martins. O evento teve ainda a assinatura do termo de permissão de uso dos boxes, contemplando os sorteados em chamamento público e que irão atuar nos mercados do Aterrado da Avenida Amaral Peixoto, no Centro.

Um dos contemplados foi o microempreendedor individual Milton da Silva, que mora no bairro Conforto, e vai iniciar seu negócio no Mercado Popular do Aterrado. Ele conta que já trabalhou em outra ocasião com persianas e tapetes personalizados, e pretende retomar essa atividade, além de vender outros produtos como bolsas, mochilas e relógios.

“É a primeira vez que participo e tive o privilégio de ser sorteado. A oportunidade veio em boa hora, já que estava parado. Vai melhorar 100% com certeza. Já tenho uma pessoa trabalhando também, de carteira assinada, conforme manda a lei, para me dar um suporte, pois tenho que fazer algumas ações na rua”, acrescentou Milton.

Enquanto Milton e outros sorteados estão retornando ao mercado de trabalho, a jovem Ludmilla Maciel da Silva Teixeira, de 19 anos, moradora do bairro 249 e que possui deficiência auditiva, conseguiu a oportunidade de iniciar como empreendedora no Mercado Popular da Amaral Peixoto. A mãe dela, Aparecida Maciel da Silva Teixeira, conta que a filha cursa o 3º Ano do Ensino Médio, nunca trabalhou, e agora pretende vender brinquedos, roupas e outros produtos, mas sem deixar os estudos de lado.

“Ela tem interesse de trabalhar e é muito difícil. Com essa oportunidade, ela encontrou um meio de ter o próprio trabalho. Está sendo muito importante, porque as pessoas com deficiência têm pouca oportunidade e vai ser muito bom para ela. Estamos todos felizes por ela”, contou a mãe, citando ainda que Ludmilla pretende ingressar no próximo ano, no curso superior de Administração promovido para pessoas com deficiência auditiva, através de uma parceria entre a Prefeitura de Volta Redonda e o UGB (Centro Universitário Geraldo Di Biase).

“Um projeto do Governo Neto, um ato social importante para o município. Os Mercados Populares são locais estratégicos de Volta Redonda e atendem essas famílias”, destacou o gestor do Banco da Cidadania, Fernando Martins, lembrando que os permissionários devem ser formalizados, não podem alugar ou passar o box para terceiros.

O secretário Munir Francisco agradeceu todo o trabalho de sua equipe para que a entrega das chaves e dos termos permissionários se realizassem.

“Ficamos tão felizes quanto eles. Eles por estarem recebendo, e nós, por estarmos fazendo a entrega e sabermos que vai ser uma vitória para eles, mais dignidade, cidadania, emprego, renda. Colocamos toda nossa equipe à disposição. Estamos trabalhando muito para atender a população de Volta Redonda”, frisou o secretário.

Capacitação

Como preparação para que os sorteados iniciassem seus empreendimentos de forma qualificada, o Banco da Cidadania ofereceu a oficina SEI (Sebrae Microempreendedor Individual) Clicar. A palestra faz parte da série de cursos realizados em parceria com o Sebrae-RJ (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) do Estado do Rio de Janeiro para valorização dos Mercados Populares.

De acordo com o assessor técnico do Banco da Cidadania, Marcos Vinício Lopes, a secretaria colocou à disposição todos os aparatos e celebrou a parceria para preparar e formar os novos empreendedores.

“A oficina SEI Clicar mostrou para eles como ingressar no e-commerce (comércio eletrônico), orientou sobre formação de preços, demos toda a assessoria necessária para que esse primeiro passo de empreendedorismo seja algo concreto e eficaz. Que eles possam concorrer de igual para igual com quem já está estabelecido”, explicou o assessor, acrescentando que a capacitação deverá ser incluída como obrigatória nos próximos editais. Fotos: Geraldo Gonçalves – Secom/PMVR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *