Tentativa de roubo é investigada pela Polícia Civil, de Porto Real
11 de outubro de 2021
Passagem de nível que dá acesso ao Parque Maíra será interditada para obras
11 de outubro de 2021


Volta Redonda sob novo olhar: cirurgias de catarata proporcionam qualidade de vida a moradores

Programa ‘Revi-VER’, da Secretaria Municipal de Saúde, agiliza atendimentos a pessoas que aguardavam por procedimento há mais de anos

Quinze minutos que mudam a forma das pessoas verem a vida. É assim que podem ser resumidas as cirurgias de cataratas promovidas pelo programa ‘Revi-VER’, da prefeitura de Volta Redonda. Rápidas, elas não exigem internação e o procedimento é feito em centro cirúrgico oftalmológico móvel, montado em um caminhão que foi todo adaptado para realizar os processos. O veículo está estacionado na Ilha São João. O diferencial desta iniciativa é que, além da cirurgia, os pacientes fazem exames pré-operatórios gratuitos e são acompanhados após a intervenção cirúrgica.

Criado em julho pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a iniciativa busca agilizar atendimentos a pessoas que aguardavam por procedimento há mais de dois anos. Como foi o caso da dona de casa Donilas Almeida de Paula, de 66 anos. Ela passou por duas cirurgias de catarata por meio do programa da prefeitura e é só elogios à iniciativa.

“Fui muito bem atendida. Passei a enxergar a vida com outros olhos. Está tudo mais claro. Nem uso mais os óculos. Graças a Deus e à equipe da prefeitura”, comentou ela que já recebeu alta após ser submetida ao procedimento cirúrgico por duas vezes; o primeiro aconteceu no dia 6 de agosto, e o segundo no dia 15 de setembro.

A moradora do Santa Cruz revelou que se surpreendeu com a rapidez do procedimento cirúrgico, que não durou nem 15 minutos. A recuperação também foi rápida.

“Foi tão bom que encaminhei até outras pessoas a procurarem o serviço. Graças a Deus correu tudo bem e a equipe foi muito atenciosa”, disse ela que aguardava pela cirurgia há cinco anos.

Outro beneficiado pelo projeto foi o aposentado José de Assis Martins, de 70 anos. Ele passou pela cirurgia nos dois olhos após a esposa ouvir na rádio que a prefeitura estava oferecendo o procedimento de forma gratuita. Feliz com o resultado, ele disse que voltou a realizar atividades simples, que antes eram difíceis ou até mesmo impossíveis, como dirigir à noite.

“Estava esperando pelas cirurgias por muito tempo. Minha mulher ouviu na rádio, no ‘Programa Dário de Paula’, que a prefeitura estava oferecendo esse mutirão. Fui ao DIPA (Departamento de Informação, Programação e Avaliação) e no mesmo dia me chamaram para fazer os exames na Ilha São João. Eu não dirigia mais à noite porque com a vista direita eu só via vultos. Agradeço muito a essa iniciativa do prefeito Neto porque tem muita gente com esse problema. Agradeço também a toda a Secretaria de Saúde e os médicos; equipe excelente! Fui muito bem atendido. Foram muito atenciosos e estou muito feliz” relatou o morador do Volta Grande II.

“O projeto Revi-VER acompanha todos os pacientes na recuperação da visão. Ele também contribui para reorganizar a rede municipal. É um passo para conseguir atender a outras demandas cirúrgicas que estão com fila. As cirurgias de catarata são a nossa maior emergência, pois as pessoas que estavam na fila de espera corriam risco de perder completamente a visão. Desta forma oferecemos bem-estar à população e garantimos qualidade de vida a essas pessoas”, destacou a secretária municipal de Saúde, Maria da Conceição de Souza Rocha.

Como participar do projeto Revi-VER?
Qualquer morador de Volta Redonda que já tenha sido diagnosticado com catarata pode se inscrever. O interessado ou familiar deve procurar o DIPA, que fica na Secretaria de Saúde, no antigo Hospital Santa Margarida, no bairro Niterói, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

É preciso levar cartão do SUS ou CPF e documento com foto do paciente, além de um número de telefone para contato. Não é necessário ter encaminhamento oftalmológico, pois haverá avaliação médica antes do procedimento cirúrgico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *