Furban-VR conclui duas importantes obras no Açude I e Belo Horizonte
21 de outubro de 2021
Covid-19: Pinheiral divulga novos dados
21 de outubro de 2021


Unidade Básica de Saúde do Caieiras passa por reforma geral

Revitalização beneficia quase 3,5 mil pessoas de quatro bairros de Volta Redonda

Moradores dos bairros Caieiras, Cailândia, Brasilândia e Nova Primavera receberam, na tarde desta quinta-feira, dia 21, as obras de revitalização da Unidade Básica de Saúde Dr. Wilson Lemos Machado, na Avenida Imprensa, no Caieiras. A reforma incluiu reparos no telhado, pintura geral, tratamento paisagístico e manutenção no mobiliário, incluindo estofamento nas longarinas e cadeiras.

A UBS Caieiras foi a segunda, de oito unidades, que serão entregues à população de Volta Redonda, totalmente revitalizadas, até o final do ano. O objetivo é proporcionar um ambiente confortável para atender melhor à comunidade e funcionários que atuam na unidade. Na próxima quinta-feira, dia 28, os moradores do bairro Siderlândia serão beneficiados.

A secretária de Saúde de Volta Redonda, Maria da Conceição de Souza Rocha, ressaltou a importância da Atenção Primária à Saúde. “É na unidade básica que se trabalha a prevenção e o cuidado com a saúde. É esta equipe que está perto da comunidade e conhece suas reais necessidades. São estes profissionais os responsáveis pelo acolhimento, por orientar as pessoas sobre como caminhar dentro do serviço público de saúde”, afirmou, acrescentando que o ambiente acolhedor, bonito, confortável é um passo importante para a entrega de bons serviços à população.

Conceição ainda anunciou uma novidade durante a entrega da reforma da unidade. “A empresa vencedora da licitação para executar o trabalho de limpeza, capina e lavagem de caixas d’água em todas as unidades da rede começa a atuar amanhã. Agora, cabe à gerência da unidade e à comunidade ajudar na fiscalização do serviço”, contou, acrescentando que esta contratação vai gerar cerca de 250 empregos no município.

O secretário municipal de Ação Comunitária, Munir Francisco, também participou da cerimônia e afirmou que a revitalização das unidades de saúde faz parte da reestruturação de todos os serviços da Prefeitura de Volta Redonda. “Pegamos uma cidade sucateada e estamos trabalhando na recuperação. Entre os 27 CRAS (Centros de Referência da Assistência Social) que reabrimos, por exemplo, um é o do Caieiras, que voltou a atender a comunidade no último mês”, citou.

Munir lembrou que a Smac é responsável pela revitalização destas oito unidades de saúde que serão entregues até o fim do ano. “A parceria entre as secretarias é fundamental neste momento de retomada dos serviços públicos em Volta Redonda”, disse.

Ilaete da Conceição Fazenda da Silva é moradora do bairro Caieiras e faz parte da Pastoral da Saúde da Igreja Católica. Ela participou do evento e disse estar feliz com a revitalização do espaço. “Sou usuária da unidade, tomei todas as minhas vacinas contra Covid-19 aqui. A reforma é boa para a comunidade, mas, principalmente, para os funcionários que atuam de forma competente e atenciosa”, falou.

Também participaram da entrega da revitalização a diretora da Atenção em Saúde, Albanéa Travisan, e a coordenadora do Distrito 4, Jaqueline Cristina de Souza Batista, da Secretaria de Saúde, e toda equipe da UBS Caieiras, além do vereador Edson Quinto.

A UNIDADE – A Unidade Básica de Saúde Dr. Wilson Lemos Machado atende quase 3,5 mil pessoas de quatro bairros de Volta Redonda e conta com enfermeiro, médico generalista, médico ginecologista e obstetra, técnico de enfermagem, auxiliar administrativo, auxiliar de serviços gerais e recepcionista. A estrutura tem três consultórios; salas de vacina, de curativo, de procedimento e da gerência; almoxarifado; expurgo; depósito de material de limpeza; banheiros para usuários e funcionários; farmácia e recepção. Secom/PMVR com fotos de divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *