Barra Mansa dá continuidade à vacinação contra a Covid-19 nesta segunda-feira, 22
22 de novembro de 2021
Policial militar demove jovem de tentativa de suicídio, em Volta Redonda
22 de novembro de 2021


Orquestra de Cordas de Volta Redonda participará de gravação para TV e rádio

Apresentações com alunos do projeto ‘Volta Redonda Cidade da Música’ serão exibidas ainda neste ano

Neste mês em que se comemora o Dia do Músico (22 de novembro) e que marca o retorno às aulas presenciais na rede municipal de ensino, a Orquestra de Cordas de Volta Redonda, que faz parte do projeto ‘Volta Redonda Cidade da Música’, vai gravar no próximo dia 24, apresentações para dois programas da EBC (Empresa Brasil de Comunicação). Cerca de 40 jovens das escolas da secretaria de Educação e da Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda) participarão das gravações nos estúdios da EBC, na cidade do Rio de Janeiro, e que serão exibidas ainda neste ano, nos programas ‘Partituras’, da TV Brasil, e ‘Plateia’, da Rádio MEC FM.

“O convite partiu da direção da TV Brasil, dado o reconhecimento do trabalho sério que é realizado em Volta Redonda e que já é exportado para o mundo. Estamos nos preparando desde outubro para esse concerto”, contou a regente Sarah Higino, que é professora do projeto e estará à frente da orquestra durante as gravações.

De acordo com Sarah, o marco do programa será uma homenagem que será feito ao compositor argentino Astor Piazzolla – neste mês são comemorados 100 anos do nascimento do compositor, que teve influência na música contemporânea. Será apresentada uma seleção de tangos: Fracanapa; Melodia em lá menor; A morte do Anjo; Bando; Fuga e Mistério.

No programa também haverá teremos duas peças brasileiras: Adágio para Cordas, de Alberto Nepomuceno; e Brasiliana, de autoria do compositor modernista Edino Krieger, que será apresentada com um solo da violista Reneide Gonçalves Simões, que é membro da Orquestra Sinfônica Nacional e professora do projeto Volta Redonda Cidade da Música. A gravação contará ainda com apresentação das obras ‘Divertimento 1’, de Leo Weiner, e ‘2 miniaturas espanholas’, de Joaquim Rodrigo.

Programas – O programa ‘Partituras’, da TV Brasil, exibe os melhores espetáculos realizados em salas de concerto. A atração recebe importantes personalidades do meio musical do Brasil e do exterior, nomes já conhecidos do público e revelações da nova geração. O ‘Plateia’ reúne uma seleção com os concertos gravados ao vivo pela Rádio MEC nos mais importantes teatros do país. Fotos: divulgação Secom/PMVR.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *