Volta Redonda: mutirão de cirurgias de próstata no HSJB atende mais quatro pacientes
23 de novembro de 2021
Alunos da rede pública participam de prova do Saeb em Volta Redonda
23 de novembro de 2021


Volta Redonda recebe painel de graffiti assinado por Marcelo Eco em parceria com a CDL-VR

Artista visual assina obra “A Retomada” que ilustra superação dos obstáculos em meio à pandemia com a retomada das atividades econômicas

A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com a CDL-VR (Câmara de Dirigentes Lojistas de Volta Redonda), se uniram para promover uma nova cena urbana no município. A cidade ganha mais cor e arte por meio do painel de graffiti “A Retomada” assinado pelo grafiteiro Marcelo Eco, reconhecido internacionalmente, a vinda do artista visual foi patrocinada pela CDL-VR.

O painel de 120 metros quadrados ao ar livre, no muro do Clube Umuarama, na Vila Santa Cecília, é uma homenagem a superação dos obstáculos em meio à pandemia da Covid-19. Com a retomada das atividades econômicas do setor comercial e de serviços, aliada a descoberta da vacina e ao avanço da vacinação em massa. O mural de arte urbana também ilustra a união de todos os setores públicos e privados e a solidariedade da população em um dos períodos mais difíceis dos últimos tempos.

O painel começou a ser grafitado na sexta-feira (19) e será finalizado nesta quarta-feira, dia 24. O secretário de Cultura de Volta Redonda, Anderson de Souza, destacou que a partir de março de 2022, outros painéis semelhantes serão pintados pela cidade por artistas locais em uma ação que vai valorizar além da cultura o turismo a céu aberto.

“Esta é mais uma ação para fazermos de Volta Redonda a capital da cultura urbana no Estado do Rio. Com isso, fomentaremos a produção artística e a economia através do turismo cultural”, disse o secretário.
O painel “A Retomada” é o primeiro trabalhado de Marcelo Eco, no interior do Rio de Janeiro. O artista já fez diversas exposições pelo Brasil e também em outros países, como Alemanha, Holanda, Argentina, Itália, França, Espanha, Egito, Angola e Tailândia.

O presidente da CDL-VR, Gilson de Castro, mencionou que a ideia de criar o mural partiu da prefeitura, com proposta do secretário de Cultura, Anderson Souza, que também é um dos artistas plásticos mais renomados da região.

“Quando o Anderson nos trouxe essa ideia, de criar ambientes que virem cenários para fotografar, divulgando a cidade, unimos nossa vontade de homenagear o comércio, com algo que marcasse essa força de um povo trabalhador, simbolizando tanto quem investe, os empresários, quanto quem trabalha, e, claro, os consumidores. Queremos mostrar essa rede que ajuda a movimentar a economia, a manter os empregos, criar renda, principalmente, depois desse período difícil, vivido durante a pandemia, por todos nós. Será um grande presente para Volta Redonda”, comentou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *