Homem sofre tentativa de homicídio, em Valença
13 de janeiro de 2022
Volta Redonda não registra óbito por coronavírus
13 de janeiro de 2022


Obras de novo centro de reabilitação de Volta Redonda são iniciadas

Unidade na Arena Esportiva do bairro Voldac atenderá pessoas com deficiência de toda a região. Local contará com oficina de órteses

As obras para instalação do Centro Especializado de Reabilitação (CER III) na Arena Esportiva Nicolau Yabrudi, localizada no bairro Voldac, foram iniciadas nesta semana. O local atenderá pessoas com deficiência de toda a região e contará com oficina ortopédica, onde serão confeccionadas órteses e próteses ajustadas. A previsão para conclusão é de aproximadamente 10 meses.

A implementação do centro de reabilitação é um projeto da Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. No local, haverá atendimentos para pessoas com deficiência auditiva, física, intelectual e visual. Atualmente, esses atendimentos do CER ocorrem de forma descentralizada em três locais do município: em um prédio da Secretaria de Saúde, além do Follow-Up – centro de referência para crianças com atraso no desenvolvimento motor e intelectual – e do Polo de Ostomizados, que funcionam em locais separados.

Depois de pronto, o complexo de saúde na Arena Esportiva da Voldac vai abrigar todos os atendimentos, nos mesmos moldes do que acontece hoje com o Estádio da Cidadania. Eles ocuparão o prédio I, em uma área de aproximadamente 2.100 metros quadrados. O prédio II vai continuar sendo a sede da Secretaria de Esporte e Lazer (Smel).

Estrutura e funcionamento

O Centro Especializado terá ao todo 34 salas de atendimento, divididas em três pavimentos. O projeto arquitetônico também será dedicado às questões de acessibilidade, que prevê piso tátil, mapa tátil, rampas, corrimãos e barras de apoio.

No térreo haverá o funcionamento ambulatorial com consultórios para as seguintes especialidades: oftalmologia, neurologia, ortopedia, psiquiatria, pediatria, odontologia e sala de prótese.

No segundo pavimento será o atendimento do Follow–Up, com consultórios de pediatria, fonoaudiologia, psicologia, assistência social, salas de fisioterapia, integração sensorial, terapia intensiva motora e tratamento intensivo cognitivo.

Já o terceiro pavimento será destinado à reabilitação física, intelectual e visual, e contará com seis consultórios, salas de fisioterapia, integração sensorial, orientação visual de mobilidade, atividade de vida prática (espaço que simula os ambientes de uma residência) e ginásio terapêutico.

O coordenador do Centro Especializado de Reabilitação (CER III), Vladimir Lopes de Souza, lembrou que o local contará com uma oficina ortopédica, onde órteses serão confeccionadas e próteses ajustadas.

“Além de todo o projeto, a oficina ortopédica será fundamental para o tratamento desses usuários. Um ganho para os moradores de Volta Redonda e região, pois esses pacientes tinham que ir para o Rio de Janeiro para conseguir este serviço em saúde. Toda a estrutura que está sendo montada, com esse novo espaço, vai garantir o atendimento especializado e adequado às necessidades de cada paciente”, disse o coordenador. Fotos: Cris Oliveira- Secom/PMVR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *