‘Ônibus da Ordem Pública’ auxilia na segurança de festival em Volta Redonda neste final de semana
20 de maio de 2022
Projeto de Jari institui 2023 como ‘Ano do Centenário de Dom Waldyr Calheiros’
20 de maio de 2022


‘Ação Comunitária’ é levado ao ginásio poliesportivo do Nova Primavera

Evento foi realizado pelo CRAS, em parceria com a UBSF e Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) do bairro Santo Agostinho, em Volta Redonda

O programa “Ação Comunitária”, da Secretaria Municipal de Ação Comunitária (SMAC), esteve nesta sexta-feira (20) no bairro Nova Primavera, em Volta Redonda. O evento levou serviços da rede de assistência comunitária, orientações de saúde, jurídicas e ações recreativas à população local. A atividade foi realizada pelo CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) Nova Primavera, em parceria com a UBSF (Unidade Básica de Saúde da Família) e Centro de Especialidade Odontológica (CEO) do bairro Santo Agostinho.

A diretora do Departamento de Proteção Social Básica da Smac, Rosane Marques de Carvalho, a Branca, lembrou que a secretaria tem buscado “reorganizar a casa”, revitalizando espaços e voltando com as ações para a comunidade.

“A ação comunitária é um instrumento muito importante para nós, porque trabalhamos a busca ativa, reconhecemos a comunidade e ela o que a gente faz. A nossa ideia é fazermos sempre, pelo menos uma semana em cada lugar. Com isso, a gente traz serviços para a primeira infância, adolescentes e famílias”, disse Branca, destacando as parcerias com as secretarias de Saúde, Educação e Esporte; Alcoólicos Anônimos e UniFOA (Centro Universitário de Volta Redonda), entre outros.

A coordenadora do Cras Nova Primavera, Vânia Guedes, frisou que a porta de entrada para muitos serviços é através do Centro de Referência de Assistência Social.

“É o momento das pessoas saírem de casa, conhecerem o que é feito. Porque muitas conhecem o CRAS como serviço de cadastramento para a oferta de benefícios, mas não é só isso. A gente tem muitos outros serviços e acompanhamentos. Temos as aulas de inclusão produtiva, que é a formação de cabeleireiras, manicures, trancistas, profissionais que trabalham com maquiagem, marceneiro; além da Inclusão Digital, que envolve o ensino da informática. Ofertamos também o serviço de convivência para os idosos, entre outros”, citou a coordenadora.

A moradora Minervina Laviola de Oliveira, de 70 anos, elogiou o trabalho dos funcionários do Cras e lembrou a falta que o serviço fez durante a pandemia. O espaço havia sido fechado na gestão anterior e foi reaberto em junho do ano passado.

“Foi muito ruim ficar sem as atividades e o Cras. Porque é uma atividade que fazíamos e nos mantém ativos. Sem contar que as meninas aqui são muito boas, atenciosas e cuidam da gente. Eu participo de tudo: da ginástica, dos grupos de convivência e agora quero entrar na aula de violão”, contou Minervina.

Durante o evento, os moradores tiveram acesso ao caminhão da Brinquedolândia, corte de cabelo gratuito, orientações jurídicas através do projeto Advogado Social e informações sobre o CadÚnico (Cadastro Único). Fotos: Geraldo Gonçalves/Secom PMVR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *