PRF prende foragido de presídio, na Dutra em Piraí
3 de junho de 2022
Justiça da Bahia cancela show de Gustavo Lima, na cidade de Teolândia
3 de junho de 2022


Funcionários do setor de mineração em Congonhas (MG), aprovam proposta da CSN

Os funcionários do setor de mineração da CSN em Congonhas (MG), após dois dias de votação, aprovaram a proposta da empresa de renovação do acordo coletivo de trabalho. A “proposta final” da empresa foi aceita por 58% dos trabalhadores (2.489). Recusaram o acordo 41% (1.740). Votos brancos e nulos somaram 1% (34). O resultado saiu na noite desta sexta-feira (3).

A proposta aprovada é idêntica à que, há duas semanas, foi rejeitada pelos metalúrgicos de Volta Redonda e Porto Real. O sindicato que representa os trabalhadores da mineração é o Metabase, ligado ao Conlutas, central sindical que, em Volta Redonda, apoia o movimento paralelo surgido dentro da Usina Presidente Vargas e que tem entre seus líderes Edimar Miguel Pereira, um dos candidatos à presidência do Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense. Por sinal, uma delegação da comissão de Volta Redonda seguiu para Congonhas para reforçar, à exemplo do Metabase, o voto contrário à proposta.

Ainda na quinta-feira, também em Congonhas, a mesma proposta da companhia já havia recebido a aceitação, por 92%, dos técnicos de mineração representados pelo Sintec (Sindicato dos Técnicos Industriais de Minas Gerais), e de 85% dos empregados da CSN em Arcos, representados pelo Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Extração.

Em Volta Redonda, após a rejeição ao acordo, o Sindicato dos Metalúrgicos solicitou à companhia a reabertura das negociações. A empresa, contudo, não se manifestou, aguardando o resultado da avaliação de seus funcionários em Minas Gerais. A tendência, segundo fontes ligadas à empresa, é que a siderúrgica volte a propor uma nova votação, mantendo os termos anteriores, pois considera que, no Sul Fluminense, a votação está sendo impactada pelo clima eleitoral no Sindicato dos Metalúrgicos. Alguma manifestação neste sentido deve ocorrer na próxima semana. (Foto: Divulgação)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *