Mãe é suspeita de agredir a filha de 9 anos com uma barra de ferro em Conservatória
10 de agosto de 2022
Agosto dourado: pediatra explica importância da amamentação
11 de agosto de 2022


Centro Oportunizar de VR completa um ano de apoio ao jovem em busca do primeiro emprego

Quiosque, na Vila Santa Cecília, inaugurado no Dia Internacional da Juventude, terá programação especial de aniversário voltada para os usuários

O Centro Oportunizar de Volta Redonda, quiosque na Vila Santa Cecília voltado para adolescentes e jovens adultos entre 15 e 29 anos com o objetivo de auxiliar na conquista do primeiro emprego ou estágio, além da inserção no Programa Jovem Aprendiz, completa um ano na próxima sexta-feira, 12 de agosto. Inaugurado no Dia Internacional da Juventude, o espaço, que também apoia empresas que querem cumprir a Lei de Aprendizagem, terá programação especial de aniversário.

De acordo com a coordenadora municipal da Juventude, Larissa Garcez, as comemorações começam às 9h e terminam às 17h, e incluem ações voltadas para os jovens, público alvo do Centro Oportunizar.

“Também serão intensificados os serviços de emissão de currículo, criação de e-mail profissional, cadastro em vagas de emprego e estágio, orientação profissional, emissão de Carteira de Trabalho (CTPS) e preenchimento de ficha para o Programa Jovem Aprendiz”, contou.

O Centro Oportunizar conecta os jovens às oportunidades profissionais e de cidadania. Administrado pela Coordenadoria Municipal da Juventude (CoordJuv), o espaço atendeu, em menos de um ano, mais de mil jovens em busca do primeiro emprego, de vagas para estágio e Jovem Aprendiz.

Além dos atendimentos no quiosque, na Rua 16, nº 245, Vila Santa Cecília, o Centro Oportunizar também tem ações nos territórios, levando para as juventudes dos bairros os serviços prestados pelo Centro. O local também realiza ações sociais como o #SeLiga16, que buscou incentivar os jovens que completaram 16 anos ou que iriam que completar 16 anos até a próxima eleição, em 2 de outubro de 2022, a emitirem o título de eleitor.

No eixo da profissionalização, a Coordenadoria da Juventude realizou uma parceria com a Fundação Roberto Marinho e com a OEI (Organização dos Estados Ibero-americanos) Brasil para o projeto Co.liga Digital. A Co.liga é uma escola de Economia Criativa que se organiza nos eixos de educação, trabalho e comunidade, e oferece cursos livres, on-line e totalmente gratuitos.

As especializações são em cinco áreas de Economia Criativa: Patrimônio, Música, Multimídia, Design e Artes Visuais, além de temas transversais que dialogam com os setores de empreendedorismo, cidadania e elaboração de projetos culturais.

E o Centro Oportunizar, com essa parceria, passou a ser um espaço co.ligado, ou seja, o jovem que queira realizar os cursos da Co.liga, mas não possui acesso à internet ou mesmo computador, pode realizá-los no quiosque de segunda à sexta, das 9h às 17h. Foto de arquivo – Secom/PMVR.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *