Mortos em clube de Paraíba do Sul são identificados
24 de outubro de 2022
Secretaria de Cultura de Volta Redonda abre inscrições para 32ª ‘Salão de Humor’
24 de outubro de 2022


Furtado prestigia lançamento de aplicativo que protege mulheres vítimas de violência

A ferramenta permite pedido de socorro pelo celular; localização é identificada por GPS

Delegado Antonio Furtado participou do lançamento do aplicativo “Rede Mulher”, na última semana, no Palácio Guanabara, no Rio. A ferramenta, vinculada a um sistema da Polícia Militar, foi criada para proteger mulheres vítimas de violência, possibilitando que o pedido de socorro possa ser feito por um botão de emergência no celular. Basta que, ao baixar o app, a mulher faça um cadastro prévio. Caso a função seja ativada, a polícia saberá a localização da vítima pelo GPS e enviará agentes ao endereço.

A plataforma, que já está disponível para download de forma gratuita, permite que a mulher cadastre o nome de familiares ou pessoas de confiança para receberem a sua localização, caso o botão seja acionado. Além disso, oferece a função de registrar a ocorrência on-line. O app só pode ser acessado mediante login e senha, garantindo maior segurança às vítimas.

Furtado foi o único deputado federal presente no lançamento do “Rede Mulher”. Ele destacou a importância da criação de políticas públicas de apoio às vítimas, sobretudo em razão de dados recentes. Com base em informações de observatórios, o parlamentar afirmou que houve um crescimento de 18% no número de agressões contra o público feminino no estado. Foram 318 casos em 2020 e 375 no ano passado.

– Isso nos leva a concluir que, lamentavelmente, pelo menos uma mulher sofre agressão no Rio de Janeiro a cada 24 horas. Para reverter esse cenário, a solução é oferecer formas seguras para que as vítimas possam denunciar. Esses criminosos devem ser identificados e punidos com rigidez. As mulheres precisam ter a certeza de que não estão sozinhas e que, ao buscar ajuda, serão acolhidas – frisou.

A campanha “Outubro Rosa”, que tem como objetivo conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero, também foi outro relevante tema abordado no evento.

– A iniciativa é uma forma eficaz de ampliar o acesso à informação e colocar o cuidado com a saúde do público feminino em pauta. Identificar qualquer doença no estágio inicial é fundamental para que as chances de cura sejam potencializadas – ressaltou, o deputado.

O governador Cláudio Castro aproveitou o momento para anunciar uma importante novidade para o seu segundo mandato, a criação da Secretaria Estadual da Mulher. Segundo Castro, a pasta será comandada por uma mulher e desenvolverá ações com outras secretarias, planejando e executando medidas de assistência e proteção ao público feminino.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *