Hemonúcleo de Volta Redonda bate recorde histórico de doadores em agosto
11 de setembro de 2023
Estudo coloca Volta Redonda com melhor serviço de saúde regional
11 de setembro de 2023


Parceria entre Prefeitura de Volta Redonda e Firjan Senai/Sesi vai qualificar 100 jovens e adultos

Iniciativa vai capacitar gratuitamente através dos cursos de Assistente de Operações em Logística e Assistente Administrativo

A Prefeitura de Volta Redonda, por meio das secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET) e de Ação Comunitária (Smac), promoveu na manhã desta segunda-feira (11) a Aula Inaugural dos Cursos de Qualificação Profissional de Assistente de Operações em Logística e Assistente Administrativo, destinados a 100 jovens e adultos e ofertados através de um acordo de cooperação técnica com a Firjan Senai/Sesi.

Os cursos gratuitos de qualificação profissional são destinados às pessoas a partir de 18 anos. As aulas acontecerão no “Vírgula, Hub de Inovação VR” (localizado no Shopping Park Sul), e nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) dos bairros Santa Cruz e Vila Brasília. Ao todo serão 180 horas de aulas, cerca de dois meses e meio de curso, com títulos profissionais para os que concluírem a capacitação.

O subsecretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Fernando Lee, pontuou que essa parceria e os cursos oferecidos vão ao encontro da demanda do mercado de trabalho.

“Nosso principal objetivo é capacitar esses alunos para que eles possam conseguir um emprego, com oportunidades voltadas para a necessidade do mercado de trabalho da região. Vamos ampliar essa parceria e oferecer outros cursos posteriormente”, disse Fernando.

A subsecretária de Ação Comunitária, Rosane Marques, ressaltou que essa ação parceira visa o desenvolvimento da comunidade e das pessoas que são acompanhadas pelos Cras.

“Temos que agradecer muito essa parceria, pois ela nos dá a oportunidade de valorizar as pessoas da nossa cidade, em especial as que estão sendo encaminhas pelos Cras. É muito importante que possamos nos qualificar cada vez mais. Esses cursos abrem oportunidades, não só para indústria, mas em todas as áreas. Com certeza vocês vão sair daqui empregados”, disse a subsecretária.

A gerente operacional do Senai/Sesi Volta Redonda, Cláudia Holzwarth da Rocha, destacou que a parceria neste projeto assume papel relevante no mercado de trabalho do município, uma vez que capacita jovens e adultos em diversas áreas, melhorando os dados de empregabilidade de Volta Redonda.

“Nosso papel na Firjan SENAI é de capacitar, aperfeiçoar e qualificar pessoas para o mercado de trabalho. A prefeitura nos trouxe o público-alvo, que sairão capacitados para o mercado de trabalho e poderão ter sua realidade transformada”, frisou Cláudia.

A técnica de enfermagem Silmara Loroza dos Reis, 45 anos, moradora do bairro São Luiz, contou que escolheu o curso de Assistente Administrativo.

“Apesar de já ter uma profissão, sempre tive vontade de trabalhar na área administrativa. E agora surgiu essa oportunidade. Vou me preparar para reingressar no mercado de trabalho que hoje está tão difícil. Vou me esforçar bastante para terminar o curso e me qualificar”, disse. Fotos: Cris Oliveira – Secom/PMVR.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *