Voltaço é derrotado pelo Flamengo no Maracanã
10 de fevereiro de 2024
Saae-BM faz reparo em rompimento de tubulação no bairro Vila Independência
11 de fevereiro de 2024


Hospital São João Batista realizou mais de cinco mil cirurgias em 2023

Unidade aumentou em 17,55% o número de intervenções cirúrgicas em comparação com 2022

O Hospital São João Batista (HSJB) fechou 2023 com 5.244 cirurgias realizadas, aumentando em 17,55% o número de intervenções cirúrgicas em relação a 2022, quando foram realizadas 4.461. Somente no mês de dezembro foram realizadas 522 cirurgias, contra 388 no mesmo período no ano anterior. De acordo com o balanço divulgado pela unidade hospitalar, das quatorzes cirurgias por especialidades realizadas no local, dez delas tiveram um aumento considerável em 2023.

Oftalmologia, gineco-obstetrícia e urologia foram as especialidades que mais tiveram aumento. A maior diferença foi na área de oftalmologia com 76 procedimentos em 2023, contra 19 em 2022 (aumento de 300%); na especialidade de gineco-obstetrícia, o aumento foi de 51,4%: 927 realizadas em 2023, contra 612 em 2022; em seguida vem as cirurgias de urologia, com 998 procedimentos em 2023, contra 775 em 2022 (28,7% a mais).

Os procedimentos cirúrgicos também apresentaram crescimento em relação às cirurgias gerais, com 1.069 realizadas ano passado e 942 em 2022 (aumento de 13,4%); os procedimentos vasculares aumentaram em 8,7%, ao subirem de 195 em 2022 para 212 em 2023; e cirurgia plástica: 22 em 2023 e 12 em 2022 – aumento de 8,3%.

O diretor-geral do HSJB, o vice-prefeito Sebastião Faria, ressalta que o trabalho de excelência realizado na unidade pelas equipes da direção e médica, especialmente depois que a Prefeitura de Volta Redonda deu início aos mutirões de cirurgias, reduziram muito o tempo de espera dos pacientes e possibilitaram a realização de mais procedimentos.

“Desde que a prefeitura retomou o controle da unidade, há três anos, o hospital tem recebido um grande volume de investimentos dos governos municipal e estadual, que garantiram a aquisição de novos equipamentos e a reforma de vários setores da unidade, além das obras de ampliação. Estamos tornando o São João Batista um espaço cada vez melhor para trabalhar e para quem busca atendimento”, ressaltou Faria.

Ampliação e reforma do HSJB

O projeto prevê melhorias no prédio existente e a transformação da unidade em um hospital cirúrgico, onde ficava o estacionamento dos funcionários. Será uma edificação de cinco pavimentos, sendo três andares de estacionamento, com 70 vagas. Nesta nova estrutura, um dos pavimentos abrigará o centro cirúrgico, o centro de material e esterilização (CME) e a unidade de internação pós-cirúrgica, com dez leitos; este bloco será interligado ao primeiro pavimento do atual hospital.

Acima dele, serão construídas a nova UTI (Unidade de Tratamento Intensivo), com 20 leitos, e uma UCI (Unidade de Cuidados Intermediários) com dez leitos, interligados ao 2° piso do atual prédio. Haverá uma nova rampa ligando os andares e dois elevadores. Os setores de Nutrição, Administração e Urologia também serão ampliados, esse último indo para um novo setor. A farmácia irá para uma nova área, de modo a atender a RDC 50 e 36, normas da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

O almoxarifado terá três pavimentos interligados por um elevador monta-carga. Uma central de tratamento de esgoto também será construída para atender às normas ambientais vigentes. A recepção principal será ampliada e um banheiro com acessibilidade será construído. Toda unidade atenderá às resoluções pertinentes a estabelecimentos de saúde.

Investimentos

Nos últimos três anos, o hospital recebeu vários investimentos, inclusive de equipamentos para reabilitação dos pacientes, como guincho transferidor, e melhorias para acomodação, como novos leitos de enfermaria, novas poltronas e TVs. O hospital também se modernizou agilizando e aumentando a segurança nos procedimentos, com a aquisição de um ultrassom portátil para UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e quatro bisturis elétricos para o centro cirúrgico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *