O consumidor brasileiro é um “heavy user”, termo usado no meio do marketing para pessoas que utilizam com muita freqüência certos produtos ou serviços, e que se dedicam fazendo pesquisas de todo o tipo de conteúdo na internet e redes sociais. Esse perfil de consumidor cada vez mais causa impacto para as empresas, é nesse ponto que entra o planejamento do marketing digital.
O marketing digital é essencial para empreendedor que quiser faturar mais na Black Friday e acredite que, um bom uso dessas plataformas pode aumentar a reputação dos negócios e aumentar o número de compradores. Os clientes vão procurar a página das empresas antes de comprar e se estiver repleta de novidades, informações rápidas as pessoas vão adquirir e indicar com freqüência. Mas agora se estiver cheias de críticas e sem respostas sobre produtos, dificilmente pessoas vão tornar clientes. As redes sociais são ponto chaves para o sucesso de uma venda e atuam também como segurança do consumidor.
Considerada uma das três datas comerciais mais importantes do ano, a Black Friday será uma oportunidade e tanto para os empreendedores aumentarem o seu faturamento. Neste ano, a expectativa é vender mais de R$ 2,2 bilhões.
Para que o evento seja de fato impactante, o seu negócio deve se destacar e, para isso, investir em marketing digital é uma boa saída.
Pensando nisso, você deve seguir algumas recomendações básicas, como entender o consumidor, oferecer descontos, preparar o estoque e fazer uma previsão de demanda, principalmente, se você é um empreendedor de médio ou pequeno negócio.
Outras dicas são importantes para sua ação de Black Friday, se torne um sucesso, como o apelo visual: o vídeo-marketing, por exemplo, tem um apelo visual muito melhor do que uma página estática. É a chance que a empresa tem de demonstrar o uso do seu produto na prática e em várias plataformas como Facebook ,Instagram e YouTube.
Importante quanto à peça publicitária, a criação das “palavras-chave”. Investir em palavras-chave do Google exige que a empresa pesquise antes de gastar com isso. Para divulgar sua marca, o empreendedor tem que pensar no que o público vai procurar. A melhor estratégia é focar no que realmente traz retorno, como o produto principal da loja. Se tentar divulgar tudo que tem no estoque, vai encontrar dificuldades.
As empresas de e-commerce normalmente sabem quais são os produtos mais vendidos, não adianta oferecer produtos que ninguém quer comprar. Ofereça um bom desconto em alguns deles. Isso ajudará a levar tráfego para o seu site ou redes sociais e certamente gerará venda dos demais produtos de sua loja.
E por último, mais tão importante quanto às dicas acima, e a de traçar sua estratégica de logística. A venda não acaba assim que a compra for aprovada. Se a entrega atrasar, o cliente ficará insatisfeito. O mesmo vale para o frete: se o preço for muito alto, o preço do produto aumenta e o consumidor pode desistir da compra.
Boa Sorte! Quer saber mais entre em conta comigo pelo e-mail: alexandremartins@am4.com.br
Alexandre Martins – Diretor de Comercial da AM4.