Hospital São João Batista realiza Semana da Enfermagem
15 de maio de 2018
Samuca explica proposta do PCCS aos diretores das escolas municipais
15 de maio de 2018


Encontro Regional sobre Plano Municipal de Educação acontece em Volta Redonda

Ao todo, 14 municípios participaram da avaliação e monitoramento do Plano

A Secretaria Municipal de Educação de Volta Redonda recebeu nesta segunda-feira, dia 14, no Auditório Professora Alba Rangel, no Bairro Niterói, o Encontro Regional de Monitoramento e Avaliação dos Planos Municipais de Educação. Ao todo, 14 municípios do Estado do Rio de Janeiro participaram da atividade que teve como principal objetivo avaliar e monitorar os planos municipais de educação, através da Rede de Assistência Técnica, em parceria com o Ministério da Educação (MEC), a Secretaria de Estado de Educação (SEEDUC) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME).

Segundo a Secretária de Educação Rita Andrade, é muito importante o acompanhamento contínuo das metas e estratégias estabelecidas no Plano Municipal de Educação (PME). “Os trabalhos pedagógicos são contínuos. E precisamos acompanhar o PME. Essas ações são relevantes para atualizar e principalmente para avaliar o que já está sendo feito. Somos cobrados pelo TCE (Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro) e também pelo Ministério Público para cumprir as metas, pois são destinados recursos para a realização desse trabalho”, enfatizou.

No evento foram debatidas as fases dos trabalhados realizados pelos municípios para atingir as metas estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação. O prefeito Samuca Silva destacou que Volta Redonda está acompanhando e cumprindo todas as metas.

“A SME é responsável por realizar a análise preliminar dos Planos Nacional e Municipal de Educação e realizar um diagnóstico anual. Todas essas atividades seguem diretrizes já estabelecidas de um padrão nacional de educação. Temos de realizar essas atividades e prestar contas sobre onde esses recursos são investidos”, declarou.

De acordo com a Secretária Rita Andrade, os municípios devem elaborar planejamentos específicos para fundamentar o alcance dos objetivos previstos no Plano Nacional de Educação. “Composto por 20 metas, o PME tem validade de 10 anos e deve ser inserido no Plano Nacional já existente. Um dos desafios é pôr em prática os objetivos previstos, considerando a situação, as demandas e as necessidades de cada município”.

Para o prefeito Samuca Silva, o encontro aproxima as cidades. “Existe um distanciamento territorial que prejudica que as cidades possam discutir melhor as metas, o que não é empecilho para o avanço e para a avaliação desse trabalho”, finalizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *